Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

O perigo da relação entre tabaco e atividade física

19 Mar 2011 - 09h42Por Saúde Plena

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes é reduzida, coletivamente, todo ano, cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.

E o fumo mata 420.000 americanos por ano, de acordo com a revista Newsweek. Valor equivalente a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais. Situação que não é muito diferente no Brasil. No nosso país mais de 300 pessoas morrem, por dia, em consequência do hábito de fumar.

A Organização Mundial de Saúde prevê que, caso nada seja feito, em 2020 o tabagismo levará mais de 10 milhões de pessoas, por ano, à morte. Em consequência desta situação, e de todos os problemas já conhecidos e causados pelo cigarro, vamos então conhecer quais são alguns dos perigos e reações ocasionadas pela combinação do fumo com a atividade física.

Sabe-se que a prática regular de atividade física, é uma grande auxiliar na manutenção e recuperação da saúde, porém se associada ao consumo frequente de cigarro e similares pode trazer riscos à saúde. Antes ou depois das práticas esportivas, o fumo traz prejuízos, especialmente à capacidade de aproveitamento da respiração, condição que é necessária para um bom rendimento esportivo.

O indivíduo terá uma respiração mais difícil por causa da irritação dos brônquios, ocasionada pelo cigarro, e isso provoca um maior trabalho das vias aéreas e dos músculos respiratórios durante o exercício. Como uma das consequências do tabagismo é a produção de monóxido de carbono, a quantidade de oxigênio carregado pela hemoglobina irá diminuir.

Para a pessoa que fuma e logo em seguida faz exercício físico, a pressão arterial aumenta e para quem já tem problema de hipertensão, tal situação pode levar a complicações. Além disso, o cigarro é também um fator de risco para doenças coronarianas. Desta forma, quem fuma há muito tempo e resolve praticar atividades físicas pode ficar exposto ao risco de um infarto.

Para começar a fazer atividade física o fumante deve primeiro fazer um check-up cardiovascular e pulmonar. Até mesmo quem fuma somente após os exercícios está sujeito aos danos e riscos que o cigarro pode causar, já que a respiração está mais ofegante e mais forte, assim a pessoa acaba inalando mais substância tóxica.

Como se pode perceber, para a prática de atividade física trazer benefícios significativos à saúde é necessário que ela não esteja associada ao hábito de fumar. O ideal é praticar exercícios pelo menos durante 30 minutos, todos os dias, ou 1 hora e meia, três vezes por semana.

Não se pode esquecer que, além das consequências já citadas, o cigarro pode favorecer o aparecimento de várias outras doenças, como o câncer, doenças cardíacas e respiratórias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS