Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Nutricionista Ruth Inácio fala de Frutas, legumes e verduras na infância

16 Mai 2011 - 11h02Por Fátima News

Como fazer as crianças se tornarem adeptas de uma alimentação saudável?

É normal guardarmos várias lembranças de nossa infância... Tenho uma que quando criança, meu pai pegava uma bacia e a enchia de laranjas, chamava-nos para junto dele e ele se colocava a descascá-las para todos os filhos... Engraçado como este bom exemplo de consumo ficou gravado em minha mente né!?.. Também recordo dele fazendo suco de morango, minha mãe nos levando para fazer compras na feira-livre, também manda-nos para o quintal colher frutas...

Estas e muitas outras lembranças ficam gravadas em nossas mentes, por que são especialmente nossos pais os atores que as realizaram. Ou seja, pessoas que quando somos crianças temos total dependência e confiança em suas ações e atitudes.

E você? O que tens ensinado ao seu filho ou sua filha? O que ele esta aprendendo a comer?? É o que você o ensina?? Você, pai e mãe esta passando bons hábitos alimentares para eles??.

Observando e estudando crianças em creches públicas, pude notar de que as mesmas assimilam tudo o que as tias e os seus coleguinhas fazem. Ou seja, aquela história de que o meio aonde esta influência a pessoa é verdade. É normal a maioria das crianças que ali estão comerem de tudo o que as tias servem no prato, e consecutivamente ensinam por observação, as que estão recém chegando aquele lugar, que logo, acabam comendo de tudo igual elas. É tambem na idade escolar que a criança aprende os novos hábitos alimentares que carregarão até a vida adulta.

Símbolo de uma alimentação saudável e balanceada, o trio formado por frutas, legumes e verduras costuma ser de itens desprezados pelos pequenos. Até porque as propagandas de televisão estão recheadas de produtos industrializados e dão ênfase aos açúcares e carboidratos. Para combater os efeitos dessa divulgação nociva os pais precisam dar o exemplo e criar bons hábitos alimentares nos filhos.

O ideal é criar formas criativas de preparar um mesmo alimento, se ele inicialmente não foi bem aceito. Por exemplo, a banana, se não for bem aceita pela criança, pode ser oferecida em forma de papinha, ou com aveia. Excesso de carboidratos e açúcares deve ser evitado na infância, pois tendem a prejudicar a aceitação de outros alimentos. Os sabores muito açucarados agradam ao paladar das crianças e fazem com que elas rejeitem alimentos com real valor nutritivo.

As conseqüências de uma má alimentação são o risco de terem deficiência no desenvolvimento físico e mental, deficiência de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo, aumentam de peso e desenvolvimento de doenças como triglicérios e colesterol altos, hipertensão, obesidade e diabetes no futuro.

Lembre-se que durante as refeições a ingestão de bebidas deve ser controlada, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes.

Algumas dicas que valem ouro: Verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para que vire hábito ingerí-los regularmente; O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, incluindo preparações criativas e de boa aceitação; Se a criança rejeitar o alimento, a sugestão é insistir, através de outra forma de preparação (creme, sopa ou suflê); Inclua sempre frutas na lancheira delas; Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável.

E lembre-se... Bons hábitos alimentares se formam desde cedo...

Ruth Inácio da Silva
NUTRICIONISTA – em Fátima do Sul
CRN3 27266

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro