Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
INFORMÁTICA

Número de usuários de celular com web vai crescer 600% até 2014

5 Nov 2009 - 07h05Por Folha Online

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (4) estima que o número de pessoas com acesso total à internet via celulares vai crescer 600% até 2014.

A estimativa da empresa internacional Huawei é de que, até o fim de 2009, existam mais um milhão de usuários de banda larga móvel, totalizando-se 5,9 milhões de pessoas conectadas no Brasil.

"O que vemos hoje é o uso de celulares com acesso integral à internet por executivos, mas a tendência é que o uso se expanda para o ambiente doméstico", explica o diretor de tecnologia da Magic Web Design, Antonio Borba.

Em 2011, a expectativa é de que este tipo de conexão ultrapasse a banda larga fixa. Para 2014, a pesquisa aponta que o país terá 60 milhões de brasileiros utilizando aparelhos com acesso total à internet pelo telefone.

Adaptação

No entanto, Borba alerta que "muitos dos sites que estão no ar hoje não estão prontos para serem acessados via telefones, percebemos muitas quebras e erros quando utilizamos o celular."

Segundo ele, a alternativa das empresas é fazer um site paralelo, exclusivo para o acesso via celulares, ou programar o site em padrões internacionais, como o W3C, que orientam programadores dos aparelhos e dos sites.

"Outro grande desafio é que muitos dos aparelhos smartphones não aceitam programas para rodar sites com animações especiais, como a plataforma Flash, da Adobe", analisa o diretor. "Mas, de qualquer forma, preparar o site para acesso no celular é estratégia essencial para que empresas tenham acesso aos mercados que se ampliarão com o uso do celular para acesso da internet".

Vendas

Outra pesquisa, da Pyramid Research --empresa internacional de pesquisas em Telecomunicação--, realizada na América Latina, aponta que o número de telefones com rede de dados para acesso à internet, os chamados smartphones, terão um aumento de 600% nas vendas até 2014.

A mesma pesquisa aponta ainda que, no final de 2009, aproximadamente 6 milhões destes aparelhos serão vendidos no continente. No ano passado, 3% do total de vendas de celulares foram de smartphones. Para 2014, a projeção é de que 30% do total dos aparelhos vendidos sejam deste tipo.

Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indicam que, em agosto de 2009, a banda larga móvel estava disponível para 64% da população brasileira e em 12% dos municípios do país.

A estimativa é de que, em cinco anos, 60% das cidades brasileiros tenham cobertura 3G, o que corresponderá a 88% da população do país.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19