Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
INFORMÁTICA

Número de usuários de celular com web vai crescer 600% até 2014

5 Nov 2009 - 07h05Por Folha Online

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (4) estima que o número de pessoas com acesso total à internet via celulares vai crescer 600% até 2014.

A estimativa da empresa internacional Huawei é de que, até o fim de 2009, existam mais um milhão de usuários de banda larga móvel, totalizando-se 5,9 milhões de pessoas conectadas no Brasil.

"O que vemos hoje é o uso de celulares com acesso integral à internet por executivos, mas a tendência é que o uso se expanda para o ambiente doméstico", explica o diretor de tecnologia da Magic Web Design, Antonio Borba.

Em 2011, a expectativa é de que este tipo de conexão ultrapasse a banda larga fixa. Para 2014, a pesquisa aponta que o país terá 60 milhões de brasileiros utilizando aparelhos com acesso total à internet pelo telefone.

Adaptação

No entanto, Borba alerta que "muitos dos sites que estão no ar hoje não estão prontos para serem acessados via telefones, percebemos muitas quebras e erros quando utilizamos o celular."

Segundo ele, a alternativa das empresas é fazer um site paralelo, exclusivo para o acesso via celulares, ou programar o site em padrões internacionais, como o W3C, que orientam programadores dos aparelhos e dos sites.

"Outro grande desafio é que muitos dos aparelhos smartphones não aceitam programas para rodar sites com animações especiais, como a plataforma Flash, da Adobe", analisa o diretor. "Mas, de qualquer forma, preparar o site para acesso no celular é estratégia essencial para que empresas tenham acesso aos mercados que se ampliarão com o uso do celular para acesso da internet".

Vendas

Outra pesquisa, da Pyramid Research --empresa internacional de pesquisas em Telecomunicação--, realizada na América Latina, aponta que o número de telefones com rede de dados para acesso à internet, os chamados smartphones, terão um aumento de 600% nas vendas até 2014.

A mesma pesquisa aponta ainda que, no final de 2009, aproximadamente 6 milhões destes aparelhos serão vendidos no continente. No ano passado, 3% do total de vendas de celulares foram de smartphones. Para 2014, a projeção é de que 30% do total dos aparelhos vendidos sejam deste tipo.

Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indicam que, em agosto de 2009, a banda larga móvel estava disponível para 64% da população brasileira e em 12% dos municípios do país.

A estimativa é de que, em cinco anos, 60% das cidades brasileiros tenham cobertura 3G, o que corresponderá a 88% da população do país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade