Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Número de servidores públicos cresceu 57 mil desde 2003

7 Out 2009 - 06h12Por G1

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que o governo federal efetuou a contratação líquida, ou seja, acima do volume de demissões, de 57 mil servidores públicos entre janeiro de 2003 e maio de 2009, em pouco mais de seis anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

"A política de recomposição da força de trabalho no período de 2003 a 2008, no Poder Executivo federal, priorizou áreas estratégicas para o atendimento à população como educação, fiscalização e segurança pública", informou o Ministério do Planejamento, com base em estudo elaborado pela Secretaria de Gestão da pasta.

Segundo o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, o objetivo do governo é "fortalecer a atividade dos órgãos existentes" e "criar novas estruturas em setores que são fundamentais para o desenvolvimento do país e nos padrões esperados pela sociedade".

Contratações

Dos 57 mil servidores públicos contratados neste período, segundo o governo federal, 29 mil foram destinados para a Educação, sendo 14 mil professores. A administração pública federal conta com 542.843 servidores civis ativos (posição de maio de 2009), em comparação a 485.741 de janeiro de 2003. No período 2003 a 2009, informou o Ministério do Planejamento, foram autorizadas 160,7 mil vagas para a realização de concurso público.

Segundo o estudo da Secretaria de Gestão, o crescimento nos quadros da administração federal, de 57.102 novos servidores, é "expressivamente menor em relação às vagas autorizadas" e decorreu de aposentadorias, falecimentos, e outras exclusões. "Outro motivo foi a rotatividade de aprovados em mais de um concurso que se transferem de carreiras consideradas pouco atrativas para outras", acrescentou.

40% dos servidores com mais de 50 anos

No caso das aposentadorias, aproximadamente 40% dos servidores civis ativos do Poder Executivo já ingressaram na faixa de 50 anos ou mais de idade, o que, segundo o Ministério do Planejamento, "reforça a necessidade de concursos". 

Na proposta de Orçamento para 2010, consta que os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) poderão fazer concurso público para até 56,8 mil vagas no ano que vem. 

Segundo o estudo do Ministério do Planejamento, em alguns órgãos e entidades do governo federal o processo de envelhecimento é ainda mais crítico. "O Banco Central é citado como exemplo nesse processo, por ter em seus quadros expressivo número de servidores que ingressaram no serviço público na década de 70", acrescentou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho