Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Número de servidores públicos cresceu 57 mil desde 2003

7 Out 2009 - 06h12Por G1

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que o governo federal efetuou a contratação líquida, ou seja, acima do volume de demissões, de 57 mil servidores públicos entre janeiro de 2003 e maio de 2009, em pouco mais de seis anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

"A política de recomposição da força de trabalho no período de 2003 a 2008, no Poder Executivo federal, priorizou áreas estratégicas para o atendimento à população como educação, fiscalização e segurança pública", informou o Ministério do Planejamento, com base em estudo elaborado pela Secretaria de Gestão da pasta.

Segundo o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, o objetivo do governo é "fortalecer a atividade dos órgãos existentes" e "criar novas estruturas em setores que são fundamentais para o desenvolvimento do país e nos padrões esperados pela sociedade".

Contratações

Dos 57 mil servidores públicos contratados neste período, segundo o governo federal, 29 mil foram destinados para a Educação, sendo 14 mil professores. A administração pública federal conta com 542.843 servidores civis ativos (posição de maio de 2009), em comparação a 485.741 de janeiro de 2003. No período 2003 a 2009, informou o Ministério do Planejamento, foram autorizadas 160,7 mil vagas para a realização de concurso público.

Segundo o estudo da Secretaria de Gestão, o crescimento nos quadros da administração federal, de 57.102 novos servidores, é "expressivamente menor em relação às vagas autorizadas" e decorreu de aposentadorias, falecimentos, e outras exclusões. "Outro motivo foi a rotatividade de aprovados em mais de um concurso que se transferem de carreiras consideradas pouco atrativas para outras", acrescentou.

40% dos servidores com mais de 50 anos

No caso das aposentadorias, aproximadamente 40% dos servidores civis ativos do Poder Executivo já ingressaram na faixa de 50 anos ou mais de idade, o que, segundo o Ministério do Planejamento, "reforça a necessidade de concursos". 

Na proposta de Orçamento para 2010, consta que os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) poderão fazer concurso público para até 56,8 mil vagas no ano que vem. 

Segundo o estudo do Ministério do Planejamento, em alguns órgãos e entidades do governo federal o processo de envelhecimento é ainda mais crítico. "O Banco Central é citado como exemplo nesse processo, por ter em seus quadros expressivo número de servidores que ingressaram no serviço público na década de 70", acrescentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta