Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Número de cheques devolvidos volta a subir depois de 3 meses de que

24 Dez 2009 - 08h10Por Agência Brasil

Em novembro deste ano, foram devolvidos, em todo o país, 2,04% do total de cheques compensados. O percentual é 5,5% menor que o registrado no mesmo mês de 2008. Os dados são da Serasa, empresa privada que reúne dados sobre a situação de crédito de pessoas e empresas.

Em relação a outubro de 2009, o percentual de devoluções foi 6,25% maior – primeira alta após três meses seguidos de ligeiras quedas. O crescimento, de acordo com a Serasa, mostra que, com a primeira parcela do 13º salário, os consumidores estão priorizando a regularização de suas pendências financeiras no cartão de crédito.

De acordo com a instituição, no penúltimo mês do ano passado, durante a crise financeira global, a economia tinha no cheque pré-datado uma alternativa para as vendas financiadas do varejo. Segundo os analistas da Serasa, o uso inadequado do pré-datado, confundido com a venda à vista, e a falta de controle do consumidor elevaram a estatística dos cheques sem fundos em novembro de 2008.

Os especialistas também destacam que a economia aquecida, em novembro deste ano, foi um importante fator que contribuiu para a queda no número de cheques devolvidos na comparação anual.

No acumulado do ano, a inadimplência com cheques foi de 2,17%. Segundo o levantamento, houve um avanço de 9,59% na devolução de cheques, na comparação com igual período de 2008.

Conforme a Serasa, a alta é reflexo do primeiro semestre do ano, quando foram registrados os maiores indicadores mensais de devolução de cheques. Para a Serasa, a plena aceitação do pré-datado como alternativa à menor oferta de crédito durante o período mais agudo da crise (primeiro trimestre) e no início da recuperação econômica (segundo trimestre), quando a economia ainda não tinha se normalizado, impulsionaram a elevação.

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça