Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de maio de 2021
Busca
Brasil

Número de calotes no cheque é o menor desde 2005

20 Set 2010 - 13h15Por R7

O número de cheques sem fundos emitidos caiu em agosto para o menor patamar em mais de cinco anos. Uma pesquisa da consultoria Serasa Experian mostra que, dos 94,9 milhões de cheques compensados, cerca de 1,5 milhão voltou, ou 1,62% do total. Esse número é o menor desde fevereiro de 2005.
 
De acordo com a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (20), esse foi o menor volume de cheques devolvidos desde agosto 2004 se forem considerados somente os dados de agosto. No mesmo mês de 2009, dos 101,2 milhões de cheques compensados, 1,9 milhão teve calote.
 
A Serasa verificou que o uso dos cheques diminuiu entre agosto do ano passado e o de 2010: o número de compensados recuou 9,3%, enquanto o de devolvidos caiu 26,5%.

De janeiro a agosto de 2010, a inadimplência também mostrou dados positivos. Dos mais de 747,5 milhões compensados, pouco mais de 13,6 milhões ficaram sem fundos. A taxa de devolução foi de 1,82%, a menor para os oito primeiros meses desde 2004.

No mesmo período do ano passado, a inadimplência estava em 2,25%. Os economistas da Serasa Experian dizem que o consumidor está utilizando esse meio de pagamento com mais cuidado.

- Diante do endividamento crescente e dos juros mais altos, os consumidores buscam alternativas de crediário com prazos mais longos para suas compras, para reduzir o valor das prestações, utilizando outros meios de financiamento que não o pré-datado.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo gradualmente, podendo sofrer algumas pressões com as promoções do Dia das Crianças e das festas de final de ano.

De janeiro a agosto, o Amapá foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,26%). São Paulo, por sua vez, foi o que teve o menor percentual (1,38%). Entre as regiões, o Norte teve o maior número de devoluções de cheques nos oito primeiros meses do ano, com 4,10%. Na outra ponta do ranking está o Sudeste, com 1,49%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada