Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Novo modelo de tomada é mais caro que o antigo

9 Jan 2010 - 11h40Por www.portaldoconsumidor.gov.br

Nenhum produto pode ser fabricado ou importado com o modelo antigo de tomadas. Mas ainda existem muitas dúvidas.
No apartamento onde moram Gabriel, de 3 anos, e Guilherme, de 2, a preocupação é grande e tem carinha de anjo. As duas crianças, como todas nessa idade, mexem em tudo o que encontram pela frente.

Para o dedinho não entrar em contato com a corrente elétrica e levar choque, todas as tomadas, da sala até o quarto, são tampadas. Os protetores dão trabalho, mas ajudam.

“Quando precisa usar [a tomada], trazemos uma ferramenta para poder tirar porque só com a unha, só com o dedo, não consegue”, explica a mãe dos meninos.

Só que as fábricas já começaram a produzir eletroeletrônicos com plugues diferentes, de acordo com as normas do Inmetro.

Agora, a regra vale para importadores e fabricantes. Em uma indústria, os produtos já estão saindo com os plugues de formato novo. Seja o de três pinos, para equipamentos de amperagem maior, ou o comum, de dois pinos.

“O antigo tinha possibilidade de ter contato com o dedo e agora não tem mais esse problema. O novo formato tem o encaixe total no rebaixo. Se o dedo estiver mais à frente ele não consegue colocar e vai colocar até o final assim”, explica um produtor.

Para ligar o equipamento com o plugue novo na tomada antiga podemos recorrer aos adaptadores autorizados pelo Inmetro. Mas é uma opção.

Não o ideal. Para evitar o risco de choque elétrico mesmo, a recomendação é trocar a tomada por uma que já venha com o formato novo, com a parte onde tem a entrada para os pinos mais profunda. É isso que garante a segurança esperada.

O consumidor pode escolher. Já existem no mercado vários modelos que seguem o padrão exigido. Os preços variam mas em média são mais caros do que os antigos.

“Hoje está R$ 9. O modelo antigo custa em torno de R$ 6. Mas é modelo novo, a tendência é baixar e chegar ao mesmo preço”, explica o gerente de loja Wagno Coelho.

As construtoras já começam a usar a novidade. Em um conjunto de prédios, quem visita o apartamento-modelo pode ver como será, tudo de acordo com as normas. Todas as tomadas.

Foi assim que a mãe daqueles dois meninos lindos e muito curiosos encomendou a nova casa da família. Quando ficar pronta, ela espera dar adeus ao medo de choque e não vai mais precisar dos protetores nas tomadas. “Vai ficar muito mais fácil e vamos poder relaxar e brincar muito mais”, espera.Fonte: Bom Dia Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada