Novo relatório preliminar divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) reforça que a mortandade de milhares de peixes no rio Negro foi provavelmente causada por 'dequada', fenômeno que ocorre quando a decomposição da vegetação submersa elimina o oxigênio da água. O laudo divulgado na tarde desta segunda-feira (7) aponta o resultado das análises feitas em laboratório da água do rio.
No relatório, constam a avaliação da quantidade de matéria orgânica, dos nutrientes e da caracteristica da água nas amostras coletadas no dia 31 de janeiro. Nas amostras coletadas, havia grande quantidade de matéria orgânica, pouco volume de oxigênio e temperatura elevada. A causa mais provável identificada até agora é a de que ocorreu o fenomeno natural, que até então não tinha sido observado no rio Negro na proporção que teve. Estima-se que quase mil toneladas de peixes tenham morrido em três dias por falta de oxigênio, entre eles, espécies nobres como pacú e dourado.
Apesar do resultado, não está descartada a possibilidade de que agrotóxicos tenham sido despejados na água. O relatório final com a causa só será divulgado na próxima segunda-feira (14), após o resultado das amostras que foram encaminhadas para um laboratório em São Paulo.
Os peixes começaram a aparecer mortos no último dia 26 no trecho do rio Negro próximo à fazenda Rio Negro, município de Aquidauana, Pantanal da Nhecolândia. (TV Morena)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos

Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece

Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro

Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem

Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22

Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos

Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho

Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados

Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
