Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Novo fórum de Camapuã será entregue em agosto

17 Jul 2007 - 08h48

O dia ainda não está marcado, mas a construção do Fórum da comarca de Camapuã está terminando e o novo prédio deve ser entregue à sociedade camapuanense em agosto. A nova instalação abrigará as duas varas existentes na comarca, com gabinetes e salas de audiências independentes, sala para juiz substituto, local para juizado especial cível e criminal com cartório e sala de conciliação.

 O Tribunal do Júri terá capacidade para 60 pessoas e também haverá espaço destinado para o cartório eleitoral, defensoria pública, OAB, sala de apoio ao Ministério Público, um arquivo de 135 m², totalizando 1.090,61m² de obras. Necessário ressaltar que a edificação é adaptada para portadores de necessidades especiais, com acesso e sanitários especiais, respeitando-se assim  o princípio da isonomia, disposto na Constituição Federal. 

O novo fórum está sendo construído em maio de 2006 com recursos do Funjecc e por convênio com o governo estadual, responsável pelo fornecimento dos materiais, e a prefeitura local, que doou do terreno, terraplenagem e parte do custo da mão-de-obra. A Secretaria do Tribunal de Justiça está cuidando da fiscalização e do restante da mão-de-obra.


Histórico - A comarca foi criada em 1968, pela Lei nº 2.869, porém sua instalação aconteceu em 26 de janeiro de 1969. Camapuã foi elevada a segunda entrância em julho de 1994 e a segunda vara instalada em dezembro do mesmo ano. Segundo estimativas, em julho de 2006, havia 14.319 habitantes na cidade.

Para a construção do novo prédio, realizada em 17 meses, o Estado cedeu o material, a prefeitura doou o terreno, responsabilizou-se pela terraplanagem e o valor da mão-de-obra foi dividido entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça . Além da nova estrutura, o novo prédio terá mobiliário moderno e comportará a instalação do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), que passará a contar com 18 novos computadores, 11 impressoras, 18 nobreak e duas impressoras de autenticação.

Distante 339 km de Campo Grande, com quase 17 mil habitantes e mais de 13 mil eleitores, nos últimos anos, a cidade expandiu-se e as relações comerciais se transformaram. Costa Rica tem uma média de 1.300 processos por vara e cerca de 1.000 feitos nos Juizados. Com as mudanças no espaço físico deve estar recebendo em breve também os processos do município de Figueirão, que hoje é atendido pela comarca de Camapuã. Informalmente o Juiz acredita que isso deva acrescentar cerca de 300 processos à sua demanda normal.

A comarca de Costa Rica foi criada pela Lei nº 464, de 28 de agosto de 1984, e implantada no dia 18 de dezembro do mesmo ano. A elevação para segunda entrância aconteceu no dia 05 de julho de 1994, com a Lei nº 1.511.

 

TJ MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or