Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Novo documento de identidade será fornecido a 2 mi em 2011

19 Jan 2011 - 14h10Por Terra

Até o fim de 2011, 2 milhões de pessoas terão o novo registro de identidade civil (RIC). De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias Araújo, as primeiras 100 mil pessoas foram selecionadas e seus documentos já estão sendo expedidos pela Casa da Moeda.

As demais 1,9 milhão de pessoas serão convocadas ainda neste ano para a troca do documento de identidade antigo pelo novo. Mas, segundo o diretor do INI, ainda não há data prevista para que isso aconteça.

"Ainda não temos um prazo porque cada Estado tem sua peculiaridade. Então, deixamos para que os institutos de identificação locais, que mudam de Estado para Estado, façam seus próprios cronogramas. Não vamos criar uma expectativa. Nossa prioridade agora é emitir os cartões e entregá-los aos institutos", disse.

Segundo Marcos Elias Araújo, a integração de todos os dados em um só documento pode diminuir os casos de fraude. "Por exemplo, quando uma pessoa descobre que está devendo milhões sem nunca ter feito empréstimos ou compras, em um caso clássico de roubo de documentos e abertura de contas em nome de terceiros. Esses casos em que as pessoas são usadas como laranjas certamente vão diminuir", afirmou.

O diretor do INI lembra que não há pressa para trocar o documento. "A nova e a velha identidade vão conviver de forma harmoniosa até a troca completa. Todos serão convocados para trocar gradativamente".

O RIC
O novo documento de identidade vai reunir todos os dados do cidadão em um cartão com chip produzido pela Casa da Moeda do Brasil. A expectativa do Ministério da Justiça é que todos os documentos de identidade sejam substituídos até 2020. As novas identidades custarão cerca de R$ 90 milhões ao ministério.

Neste primeiro semestre, 100 mil moradores de Salvador, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ilha de Itamaracá (PE), Rio Sono (TO), Hidrolândia (GO) e Nísia Floresta (RN) serão convocados pelo Ministério da Justiça a buscarem os novos documentos nos locais indicados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto