Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Novela: Primeiro capítulo de "Amor e revolução" tem pouco amor e muita revolução

6 Abr 2011 - 13h12Por Extra

O melhor momento do primeiro capítulo de "Amor e revolução", nova novela do SBT, que marcou 7, 3 pontos em sua estreia, ficou para o fim: a abertura. Ao som de "Roda viva", de Chico Buarque, ela mostra jornalistas, estudantes e outros personagens sumindo em cena, numa alusão aos desaparecidos ou capturados pelo regime militar. O restante do capítulo se limitou a uma breve apresentação dos personagens, quase sempre sendo perseguidos, o que tornou o capítulo um pouco cansativo.

Que o rico período histórico, que começa com o golpe militar de 1964, dá uma boa história, ninguém tem dúvidas. Na estreia da trama de Tiago Santiago, ficou faltando retratar um pouco do charme, e não só a opressão, da época. Seria essa também uma maneira de seduzir o espectador, nostálgico ou não.

A reconstituição dos anos de chumbo, sem grandes inspirações da direção de arte, foi apenas correta. A trilha sonora deu mais emoção à história, mas não precisa ser banalizada. A bela canção "O que será (à flor da pele)", de Chico Buarque, por exemplo, virou pano de fundo de uma cena em que aparecia um jipe militar chegando ao quartel, ficando deslocada. A presença de "Alegria, alegria", de Caetano Veloso, na trilha parece uma aposta equivocada. A música ficou muito marcada pela minissérie "Anos rebeldes", exibida em 1992 na Globo. Para quem já passou dos 30 anos, a comparação com a história de Gilberto Braga e Sérgio Marques é inevitável. Para voltar a falar da mesma história, com elementos parecidos, como o amor impossível entre ideologias tão diferentes, é preciso um pouco de originalidade.

Mas o maior pecado da história foi a direção. De atores e das cenas. Por exemplo: o pequeno comício, que serviu de apresentação da personagem Maria Paixão (Graziella Schmmit), mostrava a heroína discursando para poucos estudantes. Eram poucos, artificialmente alinhados no pátio de uma escola, sem grande entusiasmo, reagindo burocraticamente às palavras de Maria. Logo no início também, José Guerra (Claudio Lins) reconhece o corpo da noiva, morta a tiros. Diante do brutal assassinato, a reação foi, no máximo, como se ele tivesse quebrado um dente.

Do mais, a estreia teve cena de nudez, Lúcia Veríssimo tomou banho de cachoeira com o namorado guerrilheiro, e poucas boas interpretações. Seria injusto já julgar o elenco como um todo, mas Patricia de Sabrit e Gabriela Alves se destacaram nas cenas. A iniciativa do SBT de levar a novela ao ar é louvável. Ficou a esperança de que dias melhores virão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis