Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Nove filmes curta-metragem serão exibidos hoje na Unidade 2 da UFGD

8 Out 2009 - 17h08Por Fátima News, com Assessoria

O Programa Comunidades será exibido às 12h de hoje (8 de outubro) para acadêmicos e trabalhadores da Cidade Universitária de Dourados, pelo Cineclube UFGD, no auditório de Biotecnologia, em frente ao Restaurante Universitário (RU). O Programa apresenta os filmes: Acadêmicos do Morrinho parte 1, Acadêmicos do Morrinho parte 2, Defina-se, Geyzislaine, Meu Amor, Maria Capacete, Mulher de Amigo, O Saci no Morrinho, Picolé, Pintinho e Pipa e Seu Aluisio e o Mar.

No Comunidades, hip hop paulista é ativismo social. O brega amazonense se mira no espelho da sátira. Um documentário baiano termina em moqueca. As marionetes do Morrinho fazem seu desfile de carnaval. Maria Capacete xinga, mas ama seus vizinhos em Santos. E por aí vai esse mapa do Brasil do ponto de vista das comunidades de morro e periferia.

Em nove curtas, um mosaico da expressão autônoma de brasileiros livres para representarem a si mesmos. Cada um a sua maneira, mas com espírito eminentemente coletivo, o povo das comunidades está oxigenando o audiovisual brasileiro. Fruto de ações de inclusão social pela cultura e da conquista da auto-expressão, esse cinema anuncia um novo tempo.

Sobre os filmes

Acadêmicos do Morrinho parte 1 (Chico Serra , Fábio Gavião , Nelcirlan Souza e Renato Dias , RJ, 2006 ): Minutos antes de entrar na avenida o intérprete do samba da Acadêmicos do Morrinho, o MC Maiquinho, entra em crise e pede conselhos ao mestre Renato, colocando em risco o desfile.

Acadêmicos do Morrinho parte 2 (Chico Serra , Fábio Gavião , Nelcirlan Souza e Renato Dias , RJ, 2006): Acadêmicos do Morrinho entra na avenida e encanta o publico. Será que a escola vai ganhar o estandarte?

Defina-se (Kelly Regina Alves , SP, 2002): Manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. Defina-se.

Geyzislaine, Meu Amor (Alunos da Amacine , AM, 2005): Geyzislaine é a musa da paixão de um homem, que faz de tudo para se tornar seu amado. Porém o destino nem sempre está ao lado do amor incondicional. Um romance contado ao ritmo da música brega e de elementos típicos da cultura da periferia de Manaus.

Maria Capacete (Eduardo Bezerra e Victor Luiz dos Santos , SP, 2006 ): Retrata o cotidiano de uma figura excêntrica do bairro Vila Margarida, na cidade de São Vicente. Vista como uma pessoa sem sentimentos e perspectivas, Maria capacete, com sua garra, enfrenta preconceitos, humilhações e chacotas de todos, mas mesmo assim não perde a vontade de viver.

MULHER DE AMIGO (Leandro Monteiro , RJ, 2005): Líder de um bando de ladrões sai para uma missão e deixa seu fiel amigo tomando conta de sua mulher, pois um galã local anda rondando o cerco.

O Saci no Morrinho (Fábio Gavião , RJ, 2006): Claudinho é um menino do Morrinho que está triste porque todo dia Oduvaldo rouba seus doces, mas tudo muda quando ele encontra o Saci-Pererê.

Picolé, Pintinho e Pipa (Gustavo Melo , RJ, 2007): A chegada do carro do troca-troca no morro sempre desperta a curiosidade de todos, principalmente das crianças. A troca de sucatas por PICOLÉ, PINTINHO OU PIPA precisa ser rápido, o carro só visita o morro uma vez por mês e ele sobe até o pico do morro e desce a rua, indo embora de vez.

Seu Aluisio e o Mar (Núcleo Kabum, BA, 2006): Na Comunidade do Nordeste de Amaralina, em Salvador, que fica perto da praia de Amaralina, existe um velho pescador, Seu Aluísio, que mora no bairro desde o surgimento. Nesse vídeo, ele conta um pouco da comunidade e de suas aventuras no mar. Tudo com muita sabedoria e espontaneidade.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19