Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Nova presidente do Inep defende 2 provas do Enem ao ano

20 Jan 2011 - 14h30Por veja

Em sintonia com os especialistas da área, a nova presidente do Instituto Nacional de Estudas e Pesquisas Educacionais (Inep) defende que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado mais de uma vez ao ano. Em entrevista à Agência Brasil, Malvina Tuttman afirmou que ainda não há decisões, mas já existem estudos avançados sobre o tema.

"Eu estou assumindo o Inep exatamente hoje [quarta-feira], mas estamos estudando todas as possibilidades", disse Malvina. "O Enem começou sendo utilizado como instrumento de acesso por poucas universidades e, em um segundo momento, outras aderiram ao projeto. É preciso sempre acompanhar esse desenvolvimento, mas com pés muito firmes. Devemos ter em mente o que desejamos alcançar – e certamente se deseja mais momentos de aplicação – mas temos que verificar as possibilidades para que isso seja feito com muita seriedade", completou.

A ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), assume o Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), após a exoneração de Joaquim José Soares Neto, que deixou o cargo após duras críticas durante a aplicação do Enem no ano passado. Mas não foi a primeira vez que o Enem derrubou um presidente do instituto. Em 2009, após o vazamento da prova daquele ano, Reynaldo Fernandes, deixou o comando do Inep.

O Enem não será a única preocupação de Malvina, sinalizou a ex-reitora em entrevista. "O Enem faz parte de um conjunto de importantes realizações do Inep. Mas temos outras ações fundamentais que não podem ser colocadas em segundo plano. O Enem é mais uma ação entre todas que contribuem para a formulação dos indicadores que serão o aporte para as políticas públicas educacionais", afirmou.

Malvina assume a presidência do Inep em meio a um turbilhão provocado por falhas no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Desde que foram abertas as inscrições, no domingo, os candidatos a uma das 83.125 vagas distribuídas pelo programa têm relatado lentidão no sistema e vazamento de informações. Além disso, corre na justiça uma ação civil pública que pode suspender termporariamente as inscrições no Sisu.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho