Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Nova onda de demissões volta ameaçar empregados em frigoríficos de MS

9 Nov 2009 - 08h58Por Wilson Aquino / Fátima News

Os 17 maiores frigoríficos do Estado estão operando com apenas 60% de sua capacidade mínima. As ofertas de gado para abate caíram drásticamente

 

 

 

Se pecuaristas de Mato Grosso do Sul não aumentarem as ofertas de gado para abate, que caíram em torno de 40% nos meses de setembro e outubro e nesse início de novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, novas demissões de funcionários poderão ocorrer ainda este mês.O alerta é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Campo Grande e Região –Stia/CG, Rinaldo de Souza Salomão, que tem sido pressionado por empregados em frigoríficos para alertar a opinião pública sobre o problema.

 

 

Rinaldo confirmou com o Sindicato dos Frigoríficos de Mato Grosso do Sul o problema da falta de “matéria-prima” no dia-a-dia na maioria dos frigoríficos do Estado. Segundo ele, os 17 maiores frigoríficos do Estado estão abatendo em média 600 cabeças/dia, quando sua capacidade e “necessidade” seria de pelo menos 1.000 cabeças/dia.

 

 

“Com essa redução de 40% de sua capacidade ideal para atender aos compromissos internos e externos, sentimos que poderá afetar o emprego de centenas de trabalhadores no Estado”, comentou o líder sindical que teme nova “onda” de desemprego no final de novembro.

 

 

Rinaldo Salomão informou que o sindicato tem sido procurado por trabalhadores de diversos frigoríficos que teriam conhecimento das dificuldades das empresas para conseguir gado para abate. “Temos sido pressionados para levar esse assunto ao conhecimento público para que as partes, principalmente produtores e empresas, cheguem a um acordo para garantir o fornecimento de gado para abate sem precisar demitir funcionários por conta disso”, comentou.

 

 

O sindicalista informou que diretores da entidade patronal confirmaram essas dificuldades e explicaram também que os encargos sociais e cargas tributárias pesam muito no custo de manutenção dos frigoríficos de Mato Grosso do Sul e que ainda assim seriam superados se os abates fluíssem normalmente, o que não vem ocorrendo.

 

 

O sindicato dos trabalhadores espera que o governo do Estado interceda nesse processo, intermediando um diálogo entre as duas partes (indústria e fornecedores) para que os trabalhadores não sejam, mais uma vez, grandes prejudicados com o desemprego. Rinaldo faz um apelo pessoal ao governador André Puccinelli: “Governador, esperamos que o senhor, como administrador do Estado, procure impedir que os frigoríficos parem, mais uma vez e que centenas de pais de família fiquem sem a garantia do fornecimento do arroz e feijão para seus filhos em seus lares”.

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon