Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Nova modalidade paraolímpica melhora auto-estima dos atletas

19 Fev 2010 - 06h15Por Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Comitê da Cultura e Esporte Escolar (Cocesp/SED), e a Associação Campograndense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD), lançaram ontem (18) uma nova modalidade esportiva do atletismo paraolímpico – a Petra. O lançamento feito pela ADD aconteceu ontem à tarde no pátio do Sesc Camilo Boni.
 
A Petra é uma modalidade paradesportiva, criada na Dinamarca, feita especialmente para atletas das classes funcionais CP1, CP2 E CP3 – cadeirante que possui paralisia cerebral.

A nova modalidade consiste na armação de três rodas (tricicleta) anexadas a um suporte para o corpo que possui um apoio para o peito do esportista, porém não existe pedal para armação e o atleta corre com os próprios pés.
        
“Além do benefício físico como o fortalecimento muscular, melhoria da coordenação motora e a capacidade de locomoção independente, a Petra melhora a auto-estima do atleta e dá possibilidades de sair da sua cadeira, para poder se locomover melhor”, destaca o vice-presidente da ADD e o responsável pelo esporte de alunos com deficiência da Rede Estadual de Educação, Silas Silvestre.
 
Silas também destaca a possibilidade de os atletas competirem em nível nacional nessa nova modalidade. “A intenção da associação é poder introduzir essa nova modalidade aqui em Campo Grande, para que os atletas interessados possam competir representando o Estado”, completa.

Para a atleta da ADD, Suellem Ribas, de 26 anos, a Petra é uma nova modalidade que além de melhorar o condicionamento do corpo, dá uma sensação de liberdade para o cadeirante. “

A sensação é muito boa, me senti livre. Agora eu posso me locomover e até correr, isso é que é o melhor”, diz a atleta da ADD, que possui paralisia cerebral.
        
O lançamento da nova modalidade hoje à tarde no Sesc Camilo Boni contou com a presença dos atletas e professores da Associação Driblando as Diferenças (ADD).

ADD
A associação, que conta com cerca de 70  atletas em nível de competição, alguns já convocados para compor a Seleção Brasileira, e cerca de 130 atletas em nível de iniciação esportiva, é um projeto que visa promover a  inclusão social por meio de um programa de treinamento sistematizado e de competições esportivas para atletas com deficiência física, intelectual e visual.
 
Em parceria com a Fundesporte, a ADD realiza projetos para pessoas com deficiência, como o Projeto Esporte Adaptado da Coordenadoria de Esporte, Artes e Cultura (Ceac) da  Secretaria Municipal de Educação (Semed);  da Fundação Municipal de Esporte (Funesp); do Projeto Paraolímpicos do  Comitê da Cultura e Esporte Escolar (Cocesp), vinculado à da SED.
 
As modalidades esportivas desenvolvidas pela ADD são: Atletismo, Bocha Paraolímpica, futebol de sete, natação, tênis de mesa paraolímpico e Polybat, que é a variação do tênis de mesa.
 


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto