Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Nova data do Enem sai até quarta, garante ministro da Educação

5 Out 2009 - 05h45Por Folha Online

O ministro Fernando Haddad (Educação) disse ontem, domingo (04), que deve anunciar até a próxima quarta-feira a nova data de realização do Enem. O titular da pasta se encontra na terça com o ministro Tarso Genro (Justiça), que está em viagem oficial fora do país.

Haddad descartou, porém, a possibilidade de a prova ser realizada até a primeira quinzena de novembro. "Isso é impossível", disse.

O ministro se reúne nesta segunda-feira com reitores e representantes estaduais para discutir qual a melhor data para a realização do exame. "A data vai depender da reunião com os reitores, marcada para amanhã, e das universidades. Aí poderemos fazer o fechamento do quadro e a divulgação do calendário e das medidas a serem tomadas", afirmou.

Haddad vai apresentar a Tarso um "mapeamento" das investigações da Polícia Federal, realizado até o momento, sobre os responsáveis pelo vazamento do Enem. O ministro também vai discutir com Tarso a possibilidade de envio de homens da Força Nacional de Segurança para reforçar a segurança do novo exame a ser aplicado em todo o país.

"Isso está sendo cogitado. Se identificarmos a necessidade [do uso da força], nós o faremos. Queremos a inteligência da Polícia Federal, a sua colaboração. Se temos uma Polícia Federal eficiente que em 48 horas esclareceu os autores do crime, temos que continuar contando com a Polícia Federal", afirmou.

O ministro não revelou informações sigilosas que recebeu da PF para preservar as investigações. Haddad disse acreditar que a ação tenha sido um ato delinquente, sem uma quadrilha por trás do vazamento do exame. Mas disse que as conclusões finais sobre o roubo da prova só serão conhecidas ao final das investigações.

Questão de honra

Haddad disse que o trabalho da Polícia Federal, que teria identificado até agora três pessoas pelo vazamento do exame, foi de fundamental importância para que o inquérito seja deflagrado.

"Era uma questão de honra chegar até essas pessoas. Ainda há uma pessoa a ser localizada pelas informações que recebemos. A partir do fechamento do inquérito teremos acesso ao modo de operação das pessoas envolvidas. É lamentável que um ato delinquente como esse tenha colocado em risco algo tão importante para o país", disse o ministro.

A Polícia Federal procura o terceiro investigado pelo vazamento das provas do Enem: Felipe Pradella. Se até amanhã ele não se apresentar, a PF vai pedir à Justiça Federal sua prisão.

Segundo reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S.Paulo", foi Pradella quem conseguiu as provas e as repassou para o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid, de quem é amigo. Gregory e o empresário Luciano Rodrigues foram ouvidos ontem pela PF e indiciados por violação de sigilo funcional.

A PF ainda investiga se Pradella é segurança do consórcio Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), contratado para aplicação e logística do exame, ou se coordenava o manuseio dos cadernos de questões.

Reuniões

Além do encontro de Haddad com Tarso e com os reitores, representantes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) se reúnem amanhã com representantes do consórcio Connasel para decidir se o governo poderá romper o contrato com os responsáveis pela aplicação e logística do exame.

A área jurídica do Ministério da Educação está avaliando se há possibilidade de rompimento do contrato, uma vez que não houve outras empresas participantes da licitação que escolheu o Connasel para o Enem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid