Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Nova data do Enem obriga Uems a alterar o vestibular

7 Out 2009 - 09h59Por Diário MS
A Comissão Permanente de Seleção da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) confirmou ontem que irá remarcar o vestibular da instituição – previsto inicialmente para o dia 6 de dezembro – em virtude da nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ontem, o Ministério da Educação anunciou que as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro, ou seja, no mesmo final de semana em que aconteceria o vestibular da Uems. O Enem seria realizado em todo o país no final de semana passado, no entanto, o exame foi adiado depois das denúncias feitas pelo jornal O Estado de S. Paulo de que a prova tinha vazado. Em Mato Grosso do Sul, 70.232 estudantes estão inscritos no Enem.

Devido à incompatibilidade de datas, a Uems decidiu adiar a data do vestibular, já que a universidade exige do estudante a inscrição do Enem para o vestibular deste ano. Neste caso, candidato poderá optar pela nota do exame para as provas de redação e conhecimentos gerais. No entanto, mesmo que faça a opção, ele deverá realizar as duas provas aplicadas pela instituição. A nova data do processo seletivo deverá ser definida ainda hoje, durante reunião da Comissão Permanente de Seleção da Uems. No entanto, a universidade informou que o vestibular será realizado ainda em dezembro.

Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) descartou a possibilidade de alteração da data do vestibular de verão, marcado para o dia 10 de janeiro, em virtude do atraso na aplicação das provas do Enem. A universidade alega que não há necessidade em alterar a data do vestibular, já que a UFGD utilizará as notas do Enem apenas para o preenchimento das vagas remanescentes do vestibular. Essas vagas deverão ser disponibilizadas apenas em fevereiro, data em que o Ministério da Educação já terá divulgado o resultado do Enem.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também informou ontem que não irá mudar a data do vestibular de verão, marcado para o dia 11 de dezembro. Neste ano, a UFMS usará as notas das provas do Enem como resultado da primeira fase do vestibular e para preencher as vagas remanescentes do vestibular de verão 2010. A partir do próximo ano, o Enem passa a ser a única forma de ingresso na instituição. Outras 52 instituições federais no país vão usar o exame como fase única como sistema de seleção unificada.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19