Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Nova data do Enem obriga Uems a alterar o vestibular

7 Out 2009 - 09h59Por Diário MS
A Comissão Permanente de Seleção da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) confirmou ontem que irá remarcar o vestibular da instituição – previsto inicialmente para o dia 6 de dezembro – em virtude da nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ontem, o Ministério da Educação anunciou que as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro, ou seja, no mesmo final de semana em que aconteceria o vestibular da Uems. O Enem seria realizado em todo o país no final de semana passado, no entanto, o exame foi adiado depois das denúncias feitas pelo jornal O Estado de S. Paulo de que a prova tinha vazado. Em Mato Grosso do Sul, 70.232 estudantes estão inscritos no Enem.

Devido à incompatibilidade de datas, a Uems decidiu adiar a data do vestibular, já que a universidade exige do estudante a inscrição do Enem para o vestibular deste ano. Neste caso, candidato poderá optar pela nota do exame para as provas de redação e conhecimentos gerais. No entanto, mesmo que faça a opção, ele deverá realizar as duas provas aplicadas pela instituição. A nova data do processo seletivo deverá ser definida ainda hoje, durante reunião da Comissão Permanente de Seleção da Uems. No entanto, a universidade informou que o vestibular será realizado ainda em dezembro.

Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) descartou a possibilidade de alteração da data do vestibular de verão, marcado para o dia 10 de janeiro, em virtude do atraso na aplicação das provas do Enem. A universidade alega que não há necessidade em alterar a data do vestibular, já que a UFGD utilizará as notas do Enem apenas para o preenchimento das vagas remanescentes do vestibular. Essas vagas deverão ser disponibilizadas apenas em fevereiro, data em que o Ministério da Educação já terá divulgado o resultado do Enem.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também informou ontem que não irá mudar a data do vestibular de verão, marcado para o dia 11 de dezembro. Neste ano, a UFMS usará as notas das provas do Enem como resultado da primeira fase do vestibular e para preencher as vagas remanescentes do vestibular de verão 2010. A partir do próximo ano, o Enem passa a ser a única forma de ingresso na instituição. Outras 52 instituições federais no país vão usar o exame como fase única como sistema de seleção unificada.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis