Menu
SADER_FULL
segunda, 6 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Nova carteira de identidade unificada dificultará fraudes

9 Jun 2010 - 08h52Por Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, afirmou hoje (8) que a nova identidade civil é um avanço considerável para o cidadão brasileiro. A nova identidade será um documento único que reunirá dados como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em entrevista ao programa Revista Brasil, Martini disse que e o objetivo é fazer com que o Registro de Identidade Civil passe a ser eletrônico para todos os brasileiros. Ele explicou que todas as impressões digitais serão guardadas em um banco de informações e serão condicionadas a um número de identificação.

Martini avalia que o sistema de identidade hoje é falho, pois uma pessoa pode ter várias identidades com nomes diferentes, e garante que com o novo sistema de identificação isso vai ficar cada vez mais difícil.

De acordo com Martini, a nova identidade não dispensa o uso dos demais documentos, como o título de eleitor e a carteira de motorista. No entanto, a intenção para o futuro é juntar todos os documentos em um só.

Segundo Martini, a cobrança para a emissão do novo documento será de cada unidade da federação. Porém o brasileiro vai poder contar com a facilidade de um número de identificação que será válido em todo território brasileiro. “O objetivo ao final de uma década, é que tenhamos um documento de identificação mais seguro”.

O novo Registro de Identificação Civil foi regulamentado em maio pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, de acordo com o Ministério da Justiça, ainda não há informações de quando o sistema será implementado no país.

A nova identidade civil também será tema de debates nesta quarta (9) e quinta-feira (10), em Brasília, durante o 2º Congresso da Cidadania Digital, organizado pelo Ministério da Justiça e pela Casa Civil.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança