Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

Nova carteira de identidade unificada dificultará fraudes

9 Jun 2010 - 08h52Por Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, afirmou hoje (8) que a nova identidade civil é um avanço considerável para o cidadão brasileiro. A nova identidade será um documento único que reunirá dados como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em entrevista ao programa Revista Brasil, Martini disse que e o objetivo é fazer com que o Registro de Identidade Civil passe a ser eletrônico para todos os brasileiros. Ele explicou que todas as impressões digitais serão guardadas em um banco de informações e serão condicionadas a um número de identificação.

Martini avalia que o sistema de identidade hoje é falho, pois uma pessoa pode ter várias identidades com nomes diferentes, e garante que com o novo sistema de identificação isso vai ficar cada vez mais difícil.

De acordo com Martini, a nova identidade não dispensa o uso dos demais documentos, como o título de eleitor e a carteira de motorista. No entanto, a intenção para o futuro é juntar todos os documentos em um só.

Segundo Martini, a cobrança para a emissão do novo documento será de cada unidade da federação. Porém o brasileiro vai poder contar com a facilidade de um número de identificação que será válido em todo território brasileiro. “O objetivo ao final de uma década, é que tenhamos um documento de identificação mais seguro”.

O novo Registro de Identificação Civil foi regulamentado em maio pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, de acordo com o Ministério da Justiça, ainda não há informações de quando o sistema será implementado no país.

A nova identidade civil também será tema de debates nesta quarta (9) e quinta-feira (10), em Brasília, durante o 2º Congresso da Cidadania Digital, organizado pelo Ministério da Justiça e pela Casa Civil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada