Menu
SADER_FULL
sábado, 8 de maio de 2021
Busca
Brasil

Nova Andradina terá palestra sobre regularização ambiental

27 Jul 2010 - 15h18Por Dourados News

A Prefeitura de Nova Andradina promove nesta quarta-feira,(29) palestra sobre regularização ambiental da propriedade rural.

Seguindo determinação do prefeito Gilberto Garcia (PMDB), a Semdi (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado) está trazendo para Nova Andradina o engenheiro Adolfo Dalla Pria, Especialista em Conservação e Agronegócio da ONG The Nature Conservancy  instituição que já implantou em vários municípios brasileiros projetos de regularização ambiental, com destaque para o que vem sendo realizado em Lucas do Rio Verde, no Estado de Mato Grosso.

A palestra acontece no plenário da Prefeitura Municipal (antiga Câmara), com início previsto para as 13h30, com entrada franca.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, a ideia de trazer o tema proposto para discussão baseia na constatação de que as pressões oriundas da legislação ambiental e do mercado não deixam aos produtores rurais outro caminho se não a busca pela regularização ambiental de suas propriedades, restando tentar fazê-lo de maneira economicamente viável e que possa se transformar em vantagem competitiva para os produtores, para a agroindústria local e para o município.

“Espera-se reduzir os custos da regularização em função de o trabalho ser feito de forma coletiva, o que deve possibilitar menores despesas com serviços técnicos e taxas cobradas por órgãos como o IMASUL.

As vantagens competitivas seriam resultantes da iniciativa de mobilização das partes envolvidas e do compromisso de encaminhar solução para os problemas identificados, o que certamente contribuiria para que a produção do município estivesse livre de entraves ambientais e, consequentemente, com acesso aos melhores mercados e maiores valores de comercialização”, analisa Fábio.

Outra vantagem de se elaborar um programa conjunto é a possibilidade de acessar a diversas linhas de financiamento - em especial do Governo Federal, de instituições privadas (nacionais e estrangeiras) e de ONGs – e, desta forma, financiar atividades que vão desde o diagnóstico até a recuperação de áreas degradadas e reposição florestal, entre outras.

A possibilidade de associar a imagem do município à responsabilidade ambiental também é um excelente motivo para se implantar um programa como este. “A realização de um programa deste tipo seria uma grande oportunidade para que Nova Andradina mantenha seu lugar de destaque na questão do desenvolvimento sustentável e, com isso, atraia ainda mais investimentos para o município com ganhos econômicos e de qualidade de vida para a população”, conclui o secretário.

O prefeito Gilberto Garcia, por sua vez, desde que assumiu o seu mandato, vem trabalhando em projetos para o desenvolvimento sustentável, como o Polo de Desenvolvimento Sustentável de Nova Andradina e região, que vem sendo coordenado pela Semdi, além de projetos para a preservação ambiental. “Juntos, iremos avançar cada vez mais”, declara o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo