O nível de atividade da construção civil diminuiu em janeiro, ficando em 47,2 pontos. É a primeira redução mensal desde que o indicador foi criado, há um ano. Em comparação a dezembro de 2010 (51 pontos), o recuo foi de 3,8 pontos e, em relação a janeiro de 2010 (50,5 pontos), de 3,3 pontos. Mesmo assim, o setor mostra-se mais otimista, informou hoje (23) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na pesquisa foram ouvidas, entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro, 390 empresas, sendo 190 pequenas, 148 médias e 52 grandes. Mesmo com a queda, a CNI avaliou que ainda é cedo para concluir que há problemas no setor, já que fatores sazonais podem ter influenciado a sondagem.
O nível de atividade efetiva em relação ao usual (que mostra se a atividade apresentou comportamento diferente do esperado para o período) situou-se em 51,6 pontos em janeiro, acima dos 50 pontos, o que mostra que a atividade não está desaquecida. A avaliação leva em consideração uma escala de 0 a 100, em que valores acima de 50 indicam crescimento da atividade.
Por porte de empresas, as pequenas registraram a maior retração. Depois, vêm as médias e, por último, as grandes. O maior declínio ocorreu entre as empresas de obras de infraestrutura, seguidas por aquelas de serviços especializados e de construção de edifícios. O número de empregados no setor ficou praticamente estável em janeiro.
Para os próximos seis meses, os empresários da construção civil esperam que o nível de atividade atinja 63 pontos ante os 61,9 pontos da pesquisa de janeiro. Sobre a expectativa em relação a novos empreendimentos e serviços do setor, o indicador apresentou uma melhora, ao passar de 62,8 pontos para 63,3 pontos. No que se refere à compra de insumos e matérias-primas, também houve aumento, de 59,9 pontos para 61,5 pontos.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Sucesso de público e emoção: Dia dos Namorados encanta casais no Hotel e Restaurante Na Chácara

EXPORAMA 2025 abre hoje com Rodeio em Touros e Laço Comprido em comemoração aos 60 anos de Culturama

Veja as 6 galerias de fotos e relembre os momentos memoráveis do aniversário de 15 anos de Ana Lívia
