Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Negociação com professores pode gerar 1ª greve do Governo André

3 Mai 2007 - 17h30
A declaração do governador André Puccinelli (PMDB) de que não vai conceder reajuste salarial aos 63 mil servidores estaduais neste ano pode provocar a primeira greve-geral do funcionalismo estadual na atual administração. A ameaça começou a ganhar força com a mobilização dos sindicatos que representam os servidores, como a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e o Sindsad (Sindicato dos Servidores das Secretarias de Trabalho , Assistência Social e Economia Solidária, de Saúde e de Administração ), que já buscam, primeiramente, um diálogo com o governo do Estado para só depois partir para a radicalização no caso de as negociações não avançarem.

Ontem o presidente do Sindsad, Eduardo Ferreira Bittencourt, disse que a princípio o governadordeveria chamar as entidades representantes do funcionalismo para conversar em vez de avisar que não pretende conceder reajuste salarial em 2007. Hoje foi a vez do presidente da Fetems, Jaime Teixeira, deixar claro, após reunião com os secretários estaduais Mário Sérgio Lorenzeto (Fazenda), Thiê Igushi (Administração) e Nilene Badeca (Educação), que a categoria não aceitará ficar sem aumento salarial neste ano e exige pelo menos a reposição da inflação do período – que seria de 3,02%, conforme ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses.

“Na reunião de hoje deixamos claro que não vamos abrir mão da reposição salarial para recuperar as perdas com a inflação. Até porque, defasagem de inflação não é reajuste salarial, é o mínimo que o Estado pode fazer”, salientou Jaime Teixeira, completando que a reposição salarial exigida pela categoria “é um dever do Estado” para recuperar o poder aquisitivo do servidor público estadual.

Jaime destacou que os professores vão lutar para que essa correção da inflação seja liberada já na data-base da categoria que é neste mês. De acordo com ele, a Fetems possui extensas pautas de reivindicações para serem tratadas com o governo do Estado no decorrer deste ano com questões que se referem a assuntos administrativos, salariais e pedagógicos.

Nos próximos dias, uma nova reunião deve ser realizada com o secretariado de André Puccinelli para discutir questões relativas à classe educacional, mas ainda não há uma data agendada. “Esta foi a primeira reunião de uma série que ainda vamos ter com o governo estadual”, informou Jaime, sem adiantar se a categoria já estaria preparando uma greve para pressionar o governo do Estado.
 
 
Mídia Max
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto