Menu
SADER_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

ndividamento afeta 59,2% das famílias brasileiras

16 Set 2010 - 17h12Por
O percentual de famílias endividadas no país chegou a 59,2% em setembro deste ano, praticamente o mesmo índice registrado no mês anterior, de 59,1%. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (16) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A média de famílias endividadas no terceiro trimestre deste ano foi de 58,7%, superior à do segundo trimestre, que foi de 56,9%. De acordo com o economista da CNC Bruno Fernandes, o nível de endividamento do trimestre aumentou devido a um reaquecimento da economia nesse período, depois de uma desaceleração.

“Esse crescimento forte da renda nos últimos meses favorece as pessoas a consumir mais. Também há uma grande oferta de crédito, com seu alongamento, e uma queda das taxas de juros. Mesmo com o aperto monetário do Banco Central, nos últimos meses, não houve uma aceleração tão forte da taxa. Pelo contrário, houve até uma queda. Isso faz com que as pessoas consumam mais”, disse Fernandes.

Segundo a pesquisa, o cartão de crédito é o principal tipo de dívida para 71,5% das famílias que não conseguem pagar suas contas. Outras formas de dívidas são os carnês (24,6%) e o crédito pessoal (10,7%). Apesar do alto índice de endividamento, segundo a pesquisa, apenas 9,0% das famílias não terão condições de pagar suas contas.

Outra pesquisa divulgada hoje pela CNC mostra que a intenção de consumo das famílias brasileiras cresceu 0,6% em setembro. É a quinta alta consecutiva do índice, que fechou o terceiro trimestre com um aumento de 1,7% em relação ao trimestre anterior.

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias mostra que as mais pobres estão mais otimistas com suas intenções de consumo (alta de 0,8% em setembro) do que as mais ricas (queda de 0,8%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada