Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 19 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Não cumprimento de LRF pode resultar em prisão ou cassação

7 Jul 2004 - 08h10

O não cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) por parte das prefeituras do Estado é também uma espécie de lei penal paralela, que pode causar a prisão ou mesmo a cassação do responsável pelo município. Pelo menos é o que garante o presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), José Anselmo dos Santos, que durante entrevista ao programa Bom Dia MS, da TV Morena, falou sobre o assunto.

De acordo com ele, o período de carência e tolerância para os prefeitos já passou e depois de quatro anos de implantação da lei não há como fazer nenhum tipo de protelação. O presidente explicou ainda que o TCE já percorreu 64 municípios do Mato Grosso do Sul com encontros regionais para repassar aos prefeitos e dirigentes municipais como a LRF deve ser seguida e, segundo ele, a meta é atingir 100% do Estado este ano “para que ninguém alegue ignorância”.

Em vigor desde maio do ano 2000, a LRF prevê que nenhum prefeito pode deixar dívidas para o sucessor sem que haja verba em caixa para efetuar o pagamento. Mesmo os salários de servidores do mês de dezembro deverão estar em dia em janeiro.

Além disso, a partir do dia 30 de abril é necessário que os dirigentes municipais comecem a traçar um plano de controle para manter o padrão de rotina das contas. Novas obras que não serão concluídas no mesmo mandato não poderão ser começadas.

Fica proibida também a movimentação de funcionários, como contratações ou exonerações. Todos os meses as prefeituras são obrigadas a repassar para o TCE um balancete sobre as contas do mês e, ao término do mandato, um balanço geral. Conforme explicações de José Anselmo, a medida é para “evitar heranças problemáticas”.

Hoje, a partir das 14h30, os prefeitos de municípios do Estado devem participar do lançamento da cartilha “Contas públicas em final de mandato”, dirigida especialmente para os prefeitos e agentes públicos que estão encerrando o mandato este ano. Está divida em 13 capítulos e trata de assuntos como a LRF “Obrigação de Despesas” entre outros.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Motociclista morre em batida frontal com caminhonete
Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções
 Joédson Alves/Agência Brasil IR 2025
Veja onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?
IMAGEM -  Fabio Rodrigues-Pozzebom - AGÊNCIA BRASIL FERIADOS DE ABRIL 2025
Confira as datas, fatos e feriados de abril de 2025
Imagem:  Prefeitura Municipal de Ubatuba/Divulgação - Agência Brasil CHUVAS PELO BRASIL
Chuvas bloqueiam trecho de serra e deixam pessoas ilhadas em Ubatuba

Mais Lidas

Reprodução/ Redes SociaisNÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia
Ajude
Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave
Semana Santa
Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe
Nas redes sociais, amigos e conhecidos prestaram homenagens e deixaram mensagens de apoio à família / Reprodução/Redes SociaisDESPEDIDA E DOR
'Foi um bom homem', se despedem amigos de trabalhador morto por choque elétrico
Policial
Caminhoneiro morre após veículo tombar e cair em rio na BR-163