Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 6 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Nadador de MS é "selecionado" por César Cielo para integrar equipe

16 Fev 2011 - 10h02Por Gazeta Esportiva

O campo-grandense Leonardo de Deus, de 19 anos, é um dos seis nadadores ‘selecionados’ pelo campeão olímpico César Cielo para fazer parte do Projeto Rumo ao Ouro em 2016, que conta mais seis nadadores, que treinarão juntos em busca da excelência e de pódios para o Brasil.

Comandado por Albertinho, que deixou o comando do Clube Pinheiros na semana passada, Leonardo treinará ao lado de nomes como André Schultz, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira, do Pinheiros, Nicholas dos Santos, do Flamengo, Vinicius Waked, do Minas Tênis, além do próprio Cielo. A comissão técnica terá o assistente Felipe Domingues, Paulo Cesar Marinho (biomecânica e estatística) e Gustavo Magliocca (médico).

Leonardo nasceu em Campo Grande em 1991, mas mudou-se em 1996 para Belém (PA), onde teve seu primeiro contato com a natação. Recentemente, disputou o Pan-Pacífico em Irvine, na Califórnia (EUA), e ganhou a final B nos 200 metros borboleta. De quebra, fez o décimo sétimo tempo do ranking Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação).

‘Evasão’ de atletas - Leonardo não chegou a competir por Mato Grosso do Sul, e por isso não enfrentou ‘percalços’ que alguns atletas locais enfrentam, como a falta de apoio. Para evitar que nadadores saiam do Estado por não ter incentivo, o atleta sugere uma nova política de incentivo para o esporte.

“Hoje é normal. Porém os estados deveriam ter uma política de incentivo para o esporte, para que não acontecesse essa evasão. O Estado não proporciona as condições adequadas para o treinamento, aí nós temos que procurar estrutura para crescermos e nos manter no esporte de alto rendimento. Nesse contexto, poucos clubes privados dão a continuidade necessária”, finaliza.

O projeto - Gerenciado pelo Instituto Cesar Cielo, o P.R.O. 2016 é totalmente independente e conta com recursos dos próprios nadadores, que tiram dinheiro de seus patrocínios individuais para bancar a equipe por trás do projeto.

O contrato com os respectivos clubes continuam em vigor, com a diferença de que estes sete atletas treinarão juntos fora da sede de seus times. Mas nas competições regionais e nacionais, "cada um defenderá o seu escudo", ressaltou Cielo.

Sem patrocinadores, o P.R.O 16 pode ter o seu primeiro parceiro oficial em breve: o Ministério dos Esportes. "O Orlando [Silva, ministro dos Esportes] sabe do projeto desde o ano passado e tem interesse em nos apoiar. A CBDA [Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos] não faz parte, mas queremos apoio. Somos independentes, andamos com os próprios pés", acrescentou Cielo.

A sede de treinamentos do grupo será o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Prefeitura de São Paulo, localizado no bairro do Ibirapuera. "A prefeitura nos ajuda com o espaço e com a manutenção da piscina. Eles permitem que a gente treine na hora que a gente quiser, toda hora que quisermos", explicou o nadador.

O calendário oficial do grupo ainda não foi estabelecido, mas muito provavelmente a primeira competição em que os sete nadadores estarão presentes será o GP de Michigan, nos Estados Unidos, marcado para abril. O foco de 2011 será o Mundial de Xangai (China), com atenção especial ao Troféu Maria Lenk, que define a seleção brasileira que irá para as Olimpíadas de Londres-2012 - além do Pan-americano de Guadalajara (México).

"Fora o Mundial, vamos disputar alguns GPs dos Estados Unidos e o Paris Open, que são competições que têm condições iguais às do Mundial. Provavelmente vamos encerrar o ano no Pan", afirmou Cielo.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento