Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Nadador de MS é "selecionado" por César Cielo para integrar equipe

16 Fev 2011 - 10h02Por Gazeta Esportiva

O campo-grandense Leonardo de Deus, de 19 anos, é um dos seis nadadores ‘selecionados’ pelo campeão olímpico César Cielo para fazer parte do Projeto Rumo ao Ouro em 2016, que conta mais seis nadadores, que treinarão juntos em busca da excelência e de pódios para o Brasil.

Comandado por Albertinho, que deixou o comando do Clube Pinheiros na semana passada, Leonardo treinará ao lado de nomes como André Schultz, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira, do Pinheiros, Nicholas dos Santos, do Flamengo, Vinicius Waked, do Minas Tênis, além do próprio Cielo. A comissão técnica terá o assistente Felipe Domingues, Paulo Cesar Marinho (biomecânica e estatística) e Gustavo Magliocca (médico).

Leonardo nasceu em Campo Grande em 1991, mas mudou-se em 1996 para Belém (PA), onde teve seu primeiro contato com a natação. Recentemente, disputou o Pan-Pacífico em Irvine, na Califórnia (EUA), e ganhou a final B nos 200 metros borboleta. De quebra, fez o décimo sétimo tempo do ranking Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação).

‘Evasão’ de atletas - Leonardo não chegou a competir por Mato Grosso do Sul, e por isso não enfrentou ‘percalços’ que alguns atletas locais enfrentam, como a falta de apoio. Para evitar que nadadores saiam do Estado por não ter incentivo, o atleta sugere uma nova política de incentivo para o esporte.

“Hoje é normal. Porém os estados deveriam ter uma política de incentivo para o esporte, para que não acontecesse essa evasão. O Estado não proporciona as condições adequadas para o treinamento, aí nós temos que procurar estrutura para crescermos e nos manter no esporte de alto rendimento. Nesse contexto, poucos clubes privados dão a continuidade necessária”, finaliza.

O projeto - Gerenciado pelo Instituto Cesar Cielo, o P.R.O. 2016 é totalmente independente e conta com recursos dos próprios nadadores, que tiram dinheiro de seus patrocínios individuais para bancar a equipe por trás do projeto.

O contrato com os respectivos clubes continuam em vigor, com a diferença de que estes sete atletas treinarão juntos fora da sede de seus times. Mas nas competições regionais e nacionais, "cada um defenderá o seu escudo", ressaltou Cielo.

Sem patrocinadores, o P.R.O 16 pode ter o seu primeiro parceiro oficial em breve: o Ministério dos Esportes. "O Orlando [Silva, ministro dos Esportes] sabe do projeto desde o ano passado e tem interesse em nos apoiar. A CBDA [Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos] não faz parte, mas queremos apoio. Somos independentes, andamos com os próprios pés", acrescentou Cielo.

A sede de treinamentos do grupo será o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Prefeitura de São Paulo, localizado no bairro do Ibirapuera. "A prefeitura nos ajuda com o espaço e com a manutenção da piscina. Eles permitem que a gente treine na hora que a gente quiser, toda hora que quisermos", explicou o nadador.

O calendário oficial do grupo ainda não foi estabelecido, mas muito provavelmente a primeira competição em que os sete nadadores estarão presentes será o GP de Michigan, nos Estados Unidos, marcado para abril. O foco de 2011 será o Mundial de Xangai (China), com atenção especial ao Troféu Maria Lenk, que define a seleção brasileira que irá para as Olimpíadas de Londres-2012 - além do Pan-americano de Guadalajara (México).

"Fora o Mundial, vamos disputar alguns GPs dos Estados Unidos e o Paris Open, que são competições que têm condições iguais às do Mundial. Provavelmente vamos encerrar o ano no Pan", afirmou Cielo.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos