Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 11 de julho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Mutirões rurais emitem 2.510 documentos no MS

22 Mai 2010 - 11h00Por Ministério do Desenvolvimento Agrário
Em 13 mutirões, realizados entre março e abril no território da Grande Dourados (MS), foram atendidas 3.890 pessoas e emitidos 2.510 documentos entre carteiras de identidade, CPF e carteiras de trabalho.

As ações foram realizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e confirmaram a importância do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

A Defensoria Pública e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realizaram juntos 943 atendimentos, prestando informações sobre os benefícios da Previdência Social (aposentadoria, auxílio maternidade, auxilio doença, contagem de tempo de serviço), além de 2ª via de certidões de nascimento, casamento, divórcio e pensão alimentícia.

De acordo com Mara Lucia Pena de Abreu, asseguradora do PNDTR no estado, os mutirões têm proporcionado a uma imensa parcela de moradoras e moradores da área rural a oportunidade de serem reconhecidos como cidadãos.

“A falta de documentação básica exclui as mulheres das estatísticas rurais e as tornam econômicas e socialmente invisíveis, dificultando o acesso às políticas públicas.”, afirmou Mara.

Além de facilitar o acesso a documentos a quem precisa, o PNDTR também envolve a capacitação e a difusão de informações sobre políticas públicas relativas à agricultura familiar, reforma agrária e programas sociais do governo federal.

Os mutirões realizados no Território da Cidadania da Grande Dourados contaram com a parceria de órgãos dos governo federal, estadual e municipal, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), INSS, da Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública, Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Energias do Brasil (Eletrosul) e das prefeituras municipais e suas secretarias. Mais mutirões devem ser realizados no segundo semestre de 2010.

Fazem parte do território da Grande Dourados os municípios de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Douradina, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Jutí, Caarapó e Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VÍTIMAS DE COVID-19
Mãe de médico morre horas após o filho e dois dias após o pai, vítimas da covid
VÍTIMA DE COVID-19
Covid tira de cena um dos últimos montadores do carro brasileiro
CD TRIBUTO AO PADRE ZEZINHO
No ano em Padre Zezinho faz 79 anos, Manoel Caires lança seu primeiro CD 'Tributo ao Padre Zezinho'
PAGAMENTO DO AUXILIO
Confira o calendário para saque em dinheiro do auxílio emergencial
AUXILIO EMERGENCIAL
Governo vai liberar mais 1,5 milhão de auxílios. Saiba como reclamar se o seu for negado
NÚMEROS DA ÚLTIMAS 24H
Os números da covid-19 no Brasil, atualizados diariamente
RECUPERAÇÃO
Dinho Ouro Preto revela sequelas após covid-19, ele já teve gripe suína e dengue
SOS SAUDE
Em 24 horas, nove pessoas morrem em casa pela covid-19 sem atendimento médico
BORA PRA BONITO - MS???
Bonito (MS) irá operar com tarifa de baixa temporada até 18 de dezembro e descontos de até 60%
BONITO - MS - REABERTURA COM SEGURANÇA
Hotel Águas de Bonito te espera com toda segurança e responsabilidade, bora pra Bonito (MS)?