Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Murilo defende ação do governo federal em auxílio aos brasiguaios

12 Ago 2010 - 14h10Por Fátima News

Em entrevista concedida ao programa “Caminhos da Produção”, da Agromix TV, o candidato a senador Murilo Zauith defendeu a intervenção do governo federal como forma de se resolver os problemas enfrentados pelos brasiguaios que estão acampados no município de Itaquiraí. Para ele, a questão tem caráter não apenas social, mas também diplomática, e merece atenção especial por parte do Itamarati.

“Esses brasileiros estão retornando ao Brasil por conta da pressão do governo paraguaio, que estabeleceu limites para que possam investir na produção rural. Praticamente estão sendo expulsos do país vizinho, enfrentando inclusive a pressão por pare dos campesinos”, disse o candidato, ao lembrar que no Brasil os paraguaios são tratados com respeito e que têm os seus direitos assegurados pela legislação.

“No caso dos brasiguaios, o tratamento por parte do governo do Paraguai não é de respeito e é por isso que o problema só será solucionado pelo governo federal, por meio do Itamarati, já que se trata não apenas de uma questão social, mas também diplomática”, observou Murilo. Em função do deslocamento das cerca de 650 famílias para Itaquiraí, o impacto sofrido pelo município é significativo.

“A prefeitura está enfrentando dificuldades para atender as demandas sociais resultantes da instalação dessas famílias no município. São pessoas que necessitam de amparo, de atenção à saúde, de segurança, alimentação e de uma série de outros serviços que a prefeitura não tem condições de prestar”, argumentou.

Segundo Murilo, o governo do Estado vem desenvolvendo ações visando minimizar o sofrimento dessas famílias, mas reafirmou que o problema só será solucionado se a União se envolver diretamente na questão. “Naquilo que é possível, governo do Estado e prefeitura estão trabalhando, mas só o governo federal pode solucionar o problema, em definitivo”, disse ele.

Além de sul-mato-grossenses, integram o grupo denominado brasiguaios famílias do Paraná e de outros Estados. O Programa “Caminhos da Produção” é apresentado pelo presidente da Acrissul, Francisco Maia. Da entrevista com Murilo participou José Felício, advogado e ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente