Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Municípios podem ser dispensado de criar conselho da criança

11 Set 2006 - 16h52

Municípios com menos de cinco mil habitantes podem ser dispensados da obrigação de criar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. É o que prevê o Projeto de Lei 70077/06, da Comissão Legislativa Participativa, em análise na Câmara dos Deputados. O PLP será votado nas comissões de Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

A proposta transfere as atribuições do Conselho Municipal para o Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Enquanto o Conselho Municipal é um órgão deliberativo e controlador de todas as ações referentes à área. Ambos os conselhos foram instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além disso, o projeto muda os procedimentos para apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente. Atualmente, as denúncias podem ser apresentadas pelo Ministério Público (MP), Conselho Tutelar, ou por auto de infração elaborado por servidor efetivo ou voluntário. A matéria limita essa legitimação ao MP e a terceiros.

De acordo com a proposta, o procedimento para a notificação do denunciado de que há um processo contra ele também será modificado. Desta forma, só poderá ser efetuado pelos meios usuais da Justiça, como oficial de justiça, via postal com aviso de recebimento e edital. Hoje, esta notificação pode ser feita pela autoridade instauradora do processo.

Com informações da Agência Câmara

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro