Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Municípios participam da Prova Brasil e Ideb 2009 começa a ser medido

10 Nov 2009 - 17h10Por Notícias.MS
Desde ontem (9) que as escolas públicas cadastradas na versão preliminar do Censo Escolar/2009 e com mais de 20 alunos participam da Prova Brasil. O exame é um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do Ensino no país. A avaliação termina no dia 27 de novembro.
 
Os resultados da Prova Brasil, juntamente às taxas de aprovação, constituem a base para o Ideb de cada Município e escola. É a partir destes dados que são estipuladas metas de qualidade para a educação básica do Município.
 
Essas informações também servem como subsídios para as secretarias municipais de Educação e o Ministério da Educação (MEC) elaborarem políticas de reforço e estímulo à aprendizagem, aprimoramento da qualidade do ensino e redução das desigualdades, além de direcionar recursos técnicos e financeiros para as áreas e instituições escolares identificadas como prioritárias.
 
No site do MEC, professores podem ter acessos a modelos da prova. Segundo o Ministério, os resultados da Prova Brasil serão divulgados no primeiro semestre de 2010.
 
Zona Rural
Adiada da segunda quinzena de outubro para novembro, esta edição da Prova Brasil também irá atender escolas de ensino fundamental da zona rural nos Municípios. Esta novidade atende uma reivindicação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
 
Em agosto de 2008, a CNM encaminhou um ofício ao MEC solicitando a inclusão das escolas rurais no processo de avaliação. Para a entidade, esta é mais uma conquista para o municipalismo, pois o cálculo do Ideb vai poder auxiliar o gestor em relação à qualidade do ensino no Município.
 
Levantamento da CNM aponta que em 2007, última edição do programa, 537 Municípios não puderam ter seu Ideb calculado por possuírem escolas apenas na zona rural. O Índice é importante porque é utilizado como critério no desenvolvimento de políticas públicas educacionais para orientar a distribuição de recursos para a Educação.
 
Saeb
Paralelas à Prova Brasil, as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas no mesmo período. A Prova Brasil e o Saeb ocorrem a cada dois anos e avaliam as habilidades dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O primeiro exame avalia alunos de 4ª e 8ª séries de escolas públicas, e o segundo de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, em escolas públicas e privadas.
 
Diante deste quadro, a CNM alerta aos gestores municipais sobre a importância da participação das escolas e comprometimento dos alunos na execução dos exames para garantir bons resultados no Ideb.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego