Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
Brasil

Município de Jateí comemora 46 anos hoje

11 Nov 2009 - 07h57Por Valéria Batista / Fátima News

O município de Jateí comemora hoje (11/11), 46 anos de emancipação político-administrativa, na administração do prefeito Arilson Nascimento Targino(PSDB) e vice-prefeito José Pereira da Silva (PMDB).

 

 

O povoamento de Jateí nasceu com a implantação da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados), em outubro de 1943, pelo presidente da República Getúlio Vargas. Em 1954 começaram a chegar os primeiros colonos, na maioria, migrantes da região Nordeste. A sua efetiva colonização aconteceu após os colonos “vararem” o Rio Dourados, na região onde, atualmente, se encontra a cidade de Fátima do Sul, invadindo uma área não incorporada ao projeto de demarcação. Com isto, o governo foi obrigado a criar a segunda zona da CAND. Em outra área, previamente delimitada e elaborada por Tacito Pace, administrador da CAND, em 1956, foi implantado o novo povoado. O município foi criado pela Lei nº 950, de 11 de novembro de 1963.

 

 

O nome Jateí, segundo a história, provém de “Jataí”, uma espécie de abelha silvestre. Contam os antigos que, o povoamento nasceu em torno de uma árvore, que servia de sombra e abrigo ao pouso dos viajantes. A árvore possuía colméias de “jataí”, onde os viajantes retiravam o mel para sustentação.

 

 

Ao assumir a prefeitura no inicio deste ano Arilson administra Jateí com uma equipe competente, voltada a atender o programa de governo estabelecido. Na Secretaria de Administração, o trabalho de Eliete Medeiros; Gerson Pereira Dias no Meio Ambiente; Rogério da Silva, secretário de Fazenda; Smith da Silveira a frente do Planejamento e Controle; a primeira-dama Mafalda Maria Targino secretária de Assistência Social; Geberson Alves secretario de Saúde Pública, Eleni Teixeira Felipe, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Valmir Tomaz de Matos, secretario de Inflaestrutura; Cezar Rocha secretario de Desenvolvimento Rural, de Agricultura); Secretario de Governo Silvio Jorge e o Chefe de Gabinete Ademar Caetano da Fonseca.

 

 

No município foi idealizado algo inédito, o site institucional, onde o internauta tem informações sobre as contas públicas do município, pouco mais sobre a história, criação e o porquê do nome “Jateí”, inclusive acompanhar os eventos realizados pela administração, através de fotos, matérias e notícias locais, da região, Estado, Brasil e mundo. Jateí conhecida como a cidade da maior fogueira da Brasil teve sua história alterada com idéia inovadora do prefeito em não queimar a fogueira. “Enfrentamos algumas resistências por parte de uma ou outra pessoa, mas já fazia parte de meus planos na administração de jateí deixar exposta a fogueira durante o ano todo para servir de lembrança aquelas pessoas que por ventura passarem por nossa cidade mesmo fora da data em que se comemora o dia do padroeiro da cidade.”

 

 

No setor educacional, em toda a Rede Municipal de Ensino tem o sistema Positivo, um moderno material didático, visando cada vez mais a melhoria da qualidade de ensino das classes estudantis, com um índice de analfabetismo praticamente zerado e a exclusão social infantil no município.

 


Na área social, atenção às famílias carentes e aos programas sociais, reconhecidos pela comunidade local, com diversos cursos que proporcionam a formação profissional através do Centro de Referencia de Assistência Social. Desenvolve o projeto Conviver e da Banda Marcial Raio de Luz.

 

 

Na área da saúde, o município conta hoje com três Centros de Saúde, na sede, distrito Nova Esperança e assentamento Gleba Nova Esperança, equipados com aparelhos de última geração com diversos profissionais qualificados. Com apenas três meses a frente do poder executivo de Jateí Arilson inaugurou o moderno Laboratório de Análises Clínicas capaz de realizar exames laboratoriais na própria cidade.

 


No setor de Infraestrutra Arilson Targino direcionou ações à zona rural, com a manutenção de estradas vicinais e pontes não esquecendo da área urbana Também, é destacado o trabalho ambiental, através Secretaria do Meio Ambiente, que desenvolve vários projetos de recuperação de áreas degradadas no município. Já o setor de Desenvolvimento Rural oferece projetos que visam orientar e fornecer assistência técnica à classe produtora rural.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado