Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Município de Ivinhema já produz goiaba

13 Jul 2006 - 07h18
O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara (PMDB), esteve na manhã de ontem visitando uma das propriedades que está investindo na produção de goiaba, um projeto que visa à diversificação de cultura no município e o aumento de renda aos produtores, bem como garantir uma rentabilidade a mais na propriedade para o caso de uma outra cultura cair de mercado.
O prefeito Renato esteve acompanhado do representante comercial da Unifrutas, de Mirandópolis (SP), Ronaldo Manzan. A empresa vai comprar toda a produção de goiaba de Ivinhema. Também esteve na visita o empresário Luiz Roberto Rosa, da Ouro Branco Indústria e Comércio de Polvilho, que instalará uma fábrica no município, bem como o diretor da Secretaria Municipal de Obras, Osmir Felipe.
Eles estiveram no Sítio Santa Maria, na Gleba Vitória, de propriedade do produtor Raimundo José da Silva, que está cultivando 450 pés de goiaba, com seis meses de plantio e já produzindo, muito embora ainda precoce. A produção ainda é caseira, já que apenas no final do ano de 2007 é que as goiabeiras estarão atendendo o mercado.
Ronaldo explicou que os pés de goiaba ainda não estão em condições de produção total, pois estão apenas com seis meses. Por isso, pelo menos 95% das goiabas foram arrancadas para que a produção não comprometesse a evolução da planta e a própria produção quando os pés de goiabas já estiverem em condições de atender a Unifrutas, e esta os consumidores.
Em plenas condições de produção, a goiabeira chega a produzir até 120 quilos por pé. Hoje, o quilo está custando em torno de R$ 0,45. A goiabeira produz com a mesma intensidade até por 20 anos, necessitando apenas dos tratos culturais normais de qualquer outra cultura. Por isso, o produtor Raimundo José já está adquirindo mais 30 mudas para plantio.
Ronaldo Manzan informou que o município de Ivinhema já está produzindo com 4,1 mil pés de goiaba, sendo Fernando de Castro com 1,8 mil pés, José da Silva com mais 600 pés, Raimundo José da Silva outros 450, Lucílio Leal 500 pés, Celso Rodrigues da Silva mais 300, Paulo Leal 250, João Manari 100 e Luiz Carlos Canola 100 pés.
A expectativa, de acordo com Ronaldo, é de que até o final deste ano Ivinhema já tenha no mínimo 10 mil mudas de goiaba plantadas. Para Isso, a agência local do Banco do Brasil está em processo de análise e liberação de créditos para quem desejar cultivar goiaba. São 17 produtores que estão requerendo financiamentos.
“Fico satisfeito ao ver um projeto desses que, literalmente, já está dando frutos. Esse é justamente o nosso objetivo, promover ações que venham garantir mais fonte de renda aos produtores, e isso através da diversificação de cultura. Com isso, o produtor não vai ficar amarrado em apenas uma cultura. Com a diversidade, ele tem renda de várias formas”, disse Renato.
 
 
 
Díario MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente