Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Município de Ivinhema inicia plantio de urucum

17 Mar 2007 - 05h36
O município de Ivinhema iniciou o plantio do urucum, o tradicional colorau. A cultura faz parte do programa de diversificação rural com o fortalecimento da agricultura familiar e a conseqüente geração de emprego e renda que a Prefeitura vem desenvolvendo através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Renato Câmara (PMDB) esteve recentemente na cidade paulista de São João do Pau d’Alho acompanhado de produtores de Ivinhema, onde conheceram a realidade econômica que o urucum está proporcionando à economia do município e para os agricultores. Os ivinhemenses vieram otimistas e agora iniciam o plantio.

Pelo menos 20 agricultores de Ivinhema já se organizaram, inclusive com a Ampagov (Associação de Moradores, Pecuaristas e Agropecuários da Gleba Ouro Verde), para alavancar a produção de colorau. Já há sementes para todos eles. Outros produtores também estão à espera da viabilização de mais sementes para começar a plantar.

O primeiro a iniciar o cultivo do urucum é o produtor Jair Pôncio, da Gleba Ouro Verde. Ele está concluindo o plantio em cerca de três hectares. Além da família, o próprio presidente da Cooperavi(Cooperativa Agropecuária do Vale do Ivinhema), José Lúcio Neto, esteve ajudando no plantio, que marca mais uma realidade econômica para os produtores de Ivinhema.

O técnico da Agraer, que substituiu o Idaterra, Valdecir Sebastião, esteve na propriedade de Jair, onde acompanhou o plantio e forneceu mais informações. A produção de urucum traz um lucro de mais de 50% em plena produção, já que a lavoura exige o mínimo de tratos culturais e produz muito por mais de 25 anos.

Os agricultores de Ivinhema pretendem cultivar pelo menos 20 mil mudas em cerca de 35 hectares. “Nós já estamos produzindo café e mandioca na propriedade, e agora diversificamos com o colorau e estamos otimistas. Aliás, todos os agricultores estão muito esperançosos com essa nova lavoura que está sendo introduzida no município”, disse Jair.

Os ivinhemenses iniciaram o plantio agora, mas eles informaram que antes mesmo de começar o cultivo várias empresas já entraram em contato para fazer contrato de compra, inclusive a Cristian Hanser, a maior empresa do setor no Brasil. O urucum tem uma série de vantagens: cerca de 50% de lucro, tratos culturais mínimos e a garantia de mercado.

O urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto