Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 9 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Mulher se queixa mais de problema de visão do que homem no Brasil

7 Out 2009 - 05h45Por Folha Online

As brasileiras reclamam mais frequentemente de problemas nos olhos do que os brasileiros. É o que diz a pesquisa "Mulheres e Visão: Por Que Elas Sofrem Mais?", divulgada hoje em São Paulo.

Entre as mulheres, 57% disseram ter algum problema de visão. Com os homens, o percentual ficou em 47%. Foram ouvidas 1007 pessoas (598 homens e 409 mulheres) no país.

A pesquisa, promovida pelo Healty Sight Institute, evidenciou o desconhecimento sobre causas de problemas oculares. A maioria não sabe que são prejudiciais fatores como tabagismo (56% desconhecem seu efeito negativo na visão), e desequilíbrio hormonal (55%). O estresse, porém, foi apontado por 52% como prejudicial.

"O tabagismo é fator de risco bastante importante para a catarata", afirma Denise Fornazari, coordenadora do Núcleo de Prevenção à Cegueira da Unicamp. "Há também fatores nutricionais, exposição aos raios UV, predisposição familiar e envelhecimento", conclui.

A administração de pílula anticoncepcional e a menopausa podem causar o chamado olho seco, caracterizado pela redução da produção da lágrima --que, além do desconforto, podem levar a outras alterações nos olhos.

Como prevenção para as causas mais comuns de perda de visão --e que podem ser evitadas ou tratadas--, além de boa alimentação, evitar cigarro e usar óculos com proteção UV, Denise destaca a importância do exame oftalmológico.

"É importante fazer exames periódicos nas crianças, principalmente até os 7 anos. Durante a vida adulta, devem ser feitos pelo menos a cada 2 anos e, nos idosos, anualmente", diz a médica. No consultório, serão verificados pressão, grau e fundo de olho. "As pessoas só vão ao oftalmologista para trocar de óculos. Mas há uma série de doenças importantes que podem ser prevenidas e tratadas."

Nesta quinta-feira (8), comemora-se o Dia Mundial da Visão. Neste ano, a OMS foca na mulher. Atualmente, há 45 milhões de pessoas totalmente cegas no mundo. Dois terços são mulheres.

Leia Também

TENTATIVA DE ASSASSINATO
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
AUXILIO CAMINHONEIRO
Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
A CONTA GOTAS
Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel