Menu
SADER_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Mulher se queixa mais de problema de visão do que homem no Brasil

7 Out 2009 - 05h45Por Folha Online

As brasileiras reclamam mais frequentemente de problemas nos olhos do que os brasileiros. É o que diz a pesquisa "Mulheres e Visão: Por Que Elas Sofrem Mais?", divulgada hoje em São Paulo.

Entre as mulheres, 57% disseram ter algum problema de visão. Com os homens, o percentual ficou em 47%. Foram ouvidas 1007 pessoas (598 homens e 409 mulheres) no país.

A pesquisa, promovida pelo Healty Sight Institute, evidenciou o desconhecimento sobre causas de problemas oculares. A maioria não sabe que são prejudiciais fatores como tabagismo (56% desconhecem seu efeito negativo na visão), e desequilíbrio hormonal (55%). O estresse, porém, foi apontado por 52% como prejudicial.

"O tabagismo é fator de risco bastante importante para a catarata", afirma Denise Fornazari, coordenadora do Núcleo de Prevenção à Cegueira da Unicamp. "Há também fatores nutricionais, exposição aos raios UV, predisposição familiar e envelhecimento", conclui.

A administração de pílula anticoncepcional e a menopausa podem causar o chamado olho seco, caracterizado pela redução da produção da lágrima --que, além do desconforto, podem levar a outras alterações nos olhos.

Como prevenção para as causas mais comuns de perda de visão --e que podem ser evitadas ou tratadas--, além de boa alimentação, evitar cigarro e usar óculos com proteção UV, Denise destaca a importância do exame oftalmológico.

"É importante fazer exames periódicos nas crianças, principalmente até os 7 anos. Durante a vida adulta, devem ser feitos pelo menos a cada 2 anos e, nos idosos, anualmente", diz a médica. No consultório, serão verificados pressão, grau e fundo de olho. "As pessoas só vão ao oftalmologista para trocar de óculos. Mas há uma série de doenças importantes que podem ser prevenidas e tratadas."

Nesta quinta-feira (8), comemora-se o Dia Mundial da Visão. Neste ano, a OMS foca na mulher. Atualmente, há 45 milhões de pessoas totalmente cegas no mundo. Dois terços são mulheres.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid