Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Mudanças climáticas favorecem surgimento de infecções

1 Mar 2010 - 16h09Por ABN News
Nos últimos anos, as temperaturas têm oscilado e diversificado bastante em todas as estações. Em São Paulo, por exemplo, as temperaturas são bem variadas, inclusive no decorrer do dia. Hoje, de 20% a 25% da população sofre transtornos alérgicos, ou seja, o dobro do que ocorria há 20 anos.

Em geral, as infecções respiratórias são mais frequentes no inverno, por conta dos ambientes fechados, mas podem ocorrer no verão devido ao clima mais seco. Durante o inverno, ocorre um aumento em 90% de procura aos prontos socorros devido às doenças respiratórias e, no verão, cerca de 50%.

"O corpo humano precisa se manter a uma temperatura entre 35ºC e 37ºC. Com as mudanças na temperatura ambiente, de calor para frio e vice-versa, o corpo tenta manter uma temperatura equilibrada para se sentir mais confortável", afirma o pneumologista dr. Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

O médico explica que, para isso, ocorre um aumento de gasto energético, com a alteração da imunidade do organismo, que fica mais sujeito às infecções como gripes, resfriados, sinusite, bronquite e até pneumonia.

Em todos os casos, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, se hidratar bem e, especialmente entre os idosos, tomar a vacina contra a gripe para se proteger das infecções.

No calor, devem ter atenção redobrada os portadores de doenças crônicas como asma, DPOC e rinite, que têm mais chances de desencadear infecções respiratórias.

Isso ocorre devido ao maior contato com ácaros e fungos, especialmente de ventiladores e aparelhos de ar condicionado não higienizados corretamente. O tempo seco também deixa a mucosa ressecada e mais vulnerável.

Com a proximidade do verão, é também importante evitar atividade física ao ar livre entre 10h e 16h, período em que os dias estão mais quentes, com baixa umidade do ar e tempo seco.

É também importante optar, sempre que possível, por frequentar lugares bem ventilados, além de deixar uma bacia com água ou uma toalha molhada para umidificar os ambientes. As dicas valem também para os dias mais secos no inverno.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso