Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

MS teve 5,6 mil trabalhadores contratados no 1º bimestre

18 Mar 2010 - 15h19Por Conjuntura Online

Em dois meses, Mato Grosso do Sul gerou mais de 5,6 mil empregos, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Somente em fevereiro 3.940 trabalhadores sul-mato-grossenses foram contratados em empregos formais, um crescimento de 1,01% em relação ao primeiro mês de 2010.



Nos últimos 12 meses, o Estado obteve um crescimento de 3,75% no nível de emprego. O índice significa que a economia de Mato Grosso do Sul gerou 14.219 novos postos de trabalho desde fevereiro de 2009.



“Este é um ano importante porque fechamos 2009 com a indústria crescendo muito em alguns setores e agora registramos uma boa retomada de outros setores que voltaram a exportar, como o frigorífico e o minero-siderúrgico – que exerce um importante papel na região do pantanal”, analisa o diretor-presidente da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho), Cícero Ávila.



O levantamento federal aponta que o desempenho registrado em fevereiro é o terceiro melhor de toda a série histórica do Caged. O setor que acumulou o maior saldo na geração de empregos foi o da agropecuária, que reteve 1.555 postos no segundo mês de 2010.

No bimestre, o setor também ganha destaque com os bons resultados na retenção de empregados, acumulando um saldo de 2.126 empregos gerados durante todo este ano, segundo dados do Observatório do Trabalho, da Funtrab.



Além da agropecuária, em fevereiro os setores que mais contrataram foram o de serviços, com saldo de 1.108 postos e a indústria da transformação, com um saldo positivo de 1.059 empregos gerados.



Cícero Ávila avalia a participação do governo do Estado como fundamental para o crescimento do nível de trabalho em Mato Grosso do Sul neste primeiro bimestre.

“As políticas de desenvolvimento da indústria e as políticas fiscais do governo do Estado são fundamentais neste resultado que apresentou os resultados efetivos das ações do governo”, afirma o diretor-presidente da Funtrab.



Saldo acumulado



Considerando o saldo acumulado do primeiro bimestre deste ano, o setor de serviços foi o segundo com o melhor desempenho, retendo 1.454 empregos. Depois vem o setor da indústria da transformação (1.166), comércio (461) e a construção civil, com 265 novos postos.



A atividade extrativa mineral também registrou crescimento no nível de empregos neste primeiro bimestre. “Apesar de ainda ser tímida, a atividade extrativa mineral apresentou um saldo de 109 novos postos gerados”, observa o coordenador do Observatório do Trabalho, Conrado Pires de Castro.



De acordo com Cícero Ávila, a recuperação do setor extrativo mineral é reflexo da volta do Estado às exportações deste tipo de produto. “A recuperação é importante neste setor principalmente na região do pantanal”, diz.



Saldo desagregado



O coordenador do Observatório do Trabalho apresenta ainda o saldo desagregado do emprego neste bimestre: a agricultura continua com o melhor desempenho, porém o comércio atacadista é foi o que reteve o melhor saldo, registrando 761 empregos gerados.

Na terceira colocação está o setor de prestação de serviços de corretagem, administração de imóveis e serviços técnicos, com 719 novos postos.



Alimentos e bebidas é o setor que obteve a quarta melhor colocação, considerando o saldo desagregado. A atividade que faz parte da indústria de transformação acumulou 576 empregos nos dois primeiros meses.

“Em 2009 este setor já contratava bastante, já absorveu muito da demanda de trabalho, então é comum que ele registre essa diminuição no ritmo de contratações, visto o que foi apresentado nos meses anteriores”, analisa Conrado.



“O emprego é o mecanismo mais efetivo de geração e distribuição de renda, melhora a distribuição de riquezas e promove o desenvolvimento do Estado”, conclui o diretor-presidente da Funtrab.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta