Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS terá primeiro Conselho Comunitário de Segurança Indígena

30 Mar 2011 - 06h45Por Notícias MS

Nos próximos dias deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a instituição do Conselho Comunitário de Segurança Indígena. A iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, cria o 39º conselho comunitário de segurança no Estado, sendo o 15º na Capital.

A novidade é que o mais novo conselho comunitário contará com a participação de membros moradores de quatro comunidades indígenas de Campo Grande: Aldeia Urbana Marçal de Souza, Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, Comunidade Indígena Água Bonito e Comunidade Indígena Tarsila do Amaral.

Hoje de manhã (29), os 21 futuros membros indígenas do conselho participaram de uma reunião na Sejusp com o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos de Santana Carneiro, para conhecer as diretrizes, a função dos conselhos comunitários nas comunidades. “Este conselho será importante para buscar a integração dos policiais com as comunidades indígenas e por meio de reuniões, debates sobre a segurança pública, vamos fazer a integração também de comunidades vizinhas”, explicou Santana.

Com o lema “Comunidade tranquila, um futuro melhor: integração e cidadania”, o novo conselho comunitário de segurança já tem data definida para a primeira reunião. No dia 3 de maio, haverá reunião com a comunidade do Tarsila do Amaral e Água Bonita, na Oca Comunitária Cultura, localizada entre as duas comunidades.

De acordo com o tenente-coronel Santana, o primeiro encontro terá a participação também de membros da segurança pública como Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros. “Nesta reunião os moradores vão conhecer o conselho comunitário e vamos ouvir as reivindicações, além de apresentar estratégias e sugestões”, informou.

O presidente do novo conselho já foi definido pelos membros e será o cacique da 1ª Aldeia Urbana Marçal de Souza, Ênio de Oliveira Metelo. O coordenador estadual de Polícia Comunitária lembrou que a iniciativa da criação do conselho comunitário de segurança indígena começou desde um convite da Coordenadoria ao cacique Ênio, no ano de 2009, para participar do curso de polícia comunitária. “Integrantes do conselho também farão o curso de polícia comunitária para conhecer a filosofia, mas principalmente saber que o conselho será de integração onde eles passarão a fazer parte do debate da segurança pública”, concluiu.

Ênio de Oliveira Metelo, eleito presidente do conselho, disse que o maior objetivo da comunidade indígena é o resgate da autoestima. “Nossas aldeias urbanas estão praticamente integradas aos brancos, com isso, os problemas que afligem nosso povo são os mesmos, como consumo de álcool e violência doméstica. Com a ativação do conselho, queremos mobilizar a nossa própria comunidade, o nosso jovem, para juntos lutarmos e garantirmos  saúde, educação, lazer, segurança, mas, acima de tudo, a identidade do povo índio”, ressaltou.  

Conselhos

Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCs) são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança. Hoje, são 39 conselhos no Estado, sendo 15 na Capital.

Cada conselho é composto por 23 membros efetivos, sendo três membros natos: um representante da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar; cinco indicados pela comissão de assessoria comunitária e 15 indicados pela comunidade local.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS