Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS terá Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária

MS Notícias

23 Abr 2011 - 08h55

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou decreto, assinado pelo governador André Puccinelli que cria, na estrutura da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária. 

De acordo com o decreto, a Coordenadoria será subordinada ao gabinete do secretário da Sejusp e terá a competência de assessorar o secretário nos assuntos referentes ao relacionamento e à interação com a comunidade; propor diretrizes destinadas a promover a audiência da sociedade civil sobre segurança pública, de modo a propiciar condições para que os órgãos policiais operem em função do cidadão e da comunidade.

Outras funções da Coordenadoria é de supervisionar a execução dos projetos e programas comunitários implementando ações que visem à participação da comunidade com os órgãos de segurança pública; coordenar e acompanhar as atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública; identificar as áreas prioritárias e articular com a comunidade local a implantação destes Conselhos assim como propor um programa de integração dos membros dos Conselhos com as demais instituições da Sejusp.

A coordenadoria também será responsável por elaborar relatórios técnicos objetivando o aprimoramento da atuação do policiamento comunitário; propor às unidades de ensino que integram as instituições da Sejusp programas de ensino e treinamento para a formação e o aprimoramento do policial, com foco na filosofia de polícia comunitária. Outra função será a de coordenar os cursos de multiplicadores e promotores de Polícia Comunitária e estimular as iniciativas de profissionais de segurança em trabalhos de polícia comunitária, sugerindo premiações e o reconhecimento institucional desses profissionais.

Conforme o decreto, a Coordenadoria será composta pela Gerência de Projetos e Programas Comunitários e Gerência de Conselhos Comunitários de Segurança Pública. O primeiro vai coordenar e acompanhar projetos comunitários desenvolvidos nas áreas dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, identificar as áreas prioritárias para a implantação de projetos sociais que visem à redução da criminalidade e ainda propor a realização de cursos de capacitação para os membros dos conselhos.

Já a Gerência de Conselhos Comunitários entre outras funções vai coordenar e acompanhar as atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública; identificar as áreas prioritárias para a implantação de Conselhos e manter articulação com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública para atender os anseios da comunidade.

A função de Coordenador Estadual de Polícia Comunitária será desempenhada por um oficial da Polícia Militar, um delegado de Polícia e por um oficial do Corpo de Bombeiros Militar, de forma intercalada e sucessiva, ocupantes dos dois últimos postos de hierarquia de cada instituição militar e possuidores de diploma de Multiplicador de Polícia Comunitária, pelo período de até quatro anos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho