Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
AQUIDAUANA

MS tenta antecipar R$ 1,9 mi da União pra obra em Aquidauana

19 Jan 2010 - 06h55Por MS Notícias

Depois de visitar o bairro Guanandi e conversar com as famílias alojadas em duas escolas, o governador André Puccinelli foi verificar a situação de duas pontes afetadas pelas águas. Sobre o Rio Aquidauana, a Ponte do Boiadeiro, muito utilizada para o tráfego de animais entre as propriedades rurais e frigoríficos, está com rachaduras e tem a estrutura comprometida.

Outra estrutura que precisa de intervenção é a ponte sobre o Córrego João Dias, na ligação entre o Bairro Alto e a Vila Trindade. Ali o problema é o afundamento na cabeceira da ponte.

Com base no levantamento inicial feito pela Prefeitura, o governo do Estado vai pedir ao Ministério da Integração Nacional a liberação emergencial de R$ 1,905 milhão para a intervenção nessas pontes e também em outra, no Distrito de Piraputanga, que cedeu. Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, a possibilidade desses recursos se encaixa em linha disponível no Ministério para restabelecimento de tráfego de pessoas e recuperação de condições para a retirada da produção.

Como ação emergencial, o governo, através da Cedec, também está ajudando o município na correta elaboração do Decreto de Emergência e preenchimento do Formulário de Avaliação de Danos (Avadan). Isso deve agilizar a homologação pelo governador e a posterior busca de reconhecimento da Defesa Cilvil Nacional. A minuta do decreto municipal está sendo revisada hoje, e o documento deve ser publicado entre amanhã e quarta-feira.

Ao mesmo tempo, o governo vai ajudar o município a buscar recursos para construção de obras de prevenção, a médio e longo prazos. Por estar à beira de um rio e ser passível de inundação, é possível buscar no Ministério dinheiro para investir na implantação de sistemas de drenagem, contenção ou canalização.

Durante a visita a Aquidauana, o governador André Puccinelli destacou a necessidade de ações de longo prazo, para que o município não fique constantemente sob risco. Citando como exemplo a Capital, que tem nove córregos, André disse que sistemas de canalização e implantação de parques lineares como os feitos na sua administração como prefeito ajudam a evitar transbordamentos.

Outros municípios

O governador garantiu apoio para todos os municípios afetados por enxurradas ou cheias de rios e córregos. Além de Aquidauana, Coxim, Miranda, Anastácio e Novo Horizonte do Sul enfrentam situações mais difíceis nesses primeiros dias de 2010. André assegurou que o governo está ao lado das prefeituras e que, assim como foi feito no fim de 2009 em Amambai – afetada por granizo – e Coxim, alagada pela cheia do Rio Taquari, o estado vai dar apoio através da Defesa Civil, na captação de recursos da União e em ações que possam ser feitas diretamente pelo Estado.


Depois de visitar Aquidauana hoje (18), Puccinelli se reuniu com o prefeito de Anastácio, Cláudio Valério. No município, somente seis famílias foram desalojadas e os prejuízos são bem menores que na cidade vizinha. Ainda assim, o município está fechando a avaliação de danos e os impactos das inundações para definir, junto com o governo, as providências de auxílio.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho