Dos 77 municípios de Mato Grosso do Sul, 54 ainda não tiveram aprovadas as verbas do governo federal que destina recursos para educação da rede pública. Conforme o relatório do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), as prefeituras têm até o próximo dia 3 de julho para prestar contas, caso contrário perderão os repasses da União. O FNDE é responsável pelo repasse de quatro programas sociais: O PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), o PNAI (Programa Nacional de Alimentação Escolar Indígena) e o PNAC (Programa Nacional de Alimentação para Creches).
Os municípios de Anastácio e Rochedo estão entre os que já tiveram a verba do PDDE cancelada, sendo que dez cidades ainda estão pendentes. Em relação aos recursos para a alimentação para creches, o problema foi maior, ao todo, 45 cidades estão com alguma dificuldade em conseguir a verba. Já com relação aos recursos destinados à alimentação escolar ainda não foram liberados para 18 municípios de Mato Grosso do Sul.
Apenas os recursos do PNAI estão na conta de todas as prefeituras do Estado, que fazem parte do quadro do FNDE. Segundo estimativas do FNDE, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste podem deixar de receber cerca de R$ 15 milhões devido às pendências. Por determinação da lei eleitoral, a liberação dos repasses deve acontecer três meses antes da eleição, ou seja, no próximo dia 3 de julho. As pendências estão relacionadas à prestação de contas e à validade dos documentos exigidos. As prefeituras podem consultar a situação por e-mail, no endereço fnde@mec.gov.br.
Mídia Max
Deixe seu Comentário
Leia Também

Capivara invade igreja: 'acho que ela veio rezar conosco', brinca Padre

Idoso conhece mulher, leva para casa é atacado a facadas

Três mil pessoas roubam carga de carne após carreta tombar e provocam novo acidente

Caixa credita 1ª parcela do Auxílio Emergencial nesta quinta para nascidos em maio

Mulher cai e fica ferida após ser flagrada em cima de carro em movimento

Covid-19: Brasil registra 3.808 mortes em 24 horas

Cidade modelo que vacinou 64% da população vê casos de covid-19 caírem 78%.

Novo Código de Trânsito entra em vigor na segunda-feira; veja mudanças

Araraquara X Bauru: dois retratos do Brasil com e sem lockdown contra a covid-19
