Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

MS tem 38 equipes na segunda fase do Desafio do Sebrae

2 Out 2006 - 09h59
Estimular o espírito empreendedor e disseminar a cultura empresarial entre os universitários do País. Este é o objetivo do Desafio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), maior jogo virtual da América Latina, que está entrando em sua segunda fase, a semifinal estadual. Das 185 equipes de Mato Grosso do Sul que iniciaram o jogo no dia 8 de agosto, restaram somente 38.

O desafio da competição é gerenciar uma empresa do setor moveleiro. O jogo é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via internet e as outras duas são presenciais.

Para o acadêmico de Engenharia da Computação da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), João Eduardo Rosa da Fonseca, o jogo está sendo válido pela simulação de um ambiente empresarial. “Temos que tomar decisões para a vida da empresa e, com isso, temos que ponderar e decidir o melhor”, afirmou. João Eduardo é da Equipe Piratas do Armário, que já está na segunda fase.

Outra equipe que passou para esta fase é Tag Truco. Um dos integrantes é Gladyson Sadao Ishioka, que está cursando Administração de Empresas, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para ele, o jogo está agregando um valor imensurável, pois está praticando o que aprenda na teoria. “E a cada fase, o desafio fica mais difícil, mas com as dificuldades aprendo mais, para a minha vida profissional no futuro”, garantiu.

Segundo a interloucutora do Desafio Sebrae em Mato Grosso do Sul, Marli Sanches, é muito gratificante ver a atuação desses estudantes, querendo adquirir mais conhecimento. “O jogo permite que o participante conheça as dificuldades e facilidades de administrar um negócio desde a sua concepção”, disse.

A cada ano, o Desafio elege um setor diferente para tratar. Desta vez, o tema escolhido foi baseado no aglomerado de empresas, conhecido como Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis, um setor que movimenta cerca de US$ 200 bilhões por ano no mundo. No Brasil, o setor vem apresentando crescimento considerável, ficando entre os dez maiores produtores mundiais. O Sebrae atua com empresas instaladas em APL, com o objetivo de promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios, estimulando processos locais de desenvolvimento.

A premiação dos vencedores estaduais do jogo está prevista para outubro. Já a semifinal nacional acontece em novembro, em Belo Horizonte. A final nacional está marcada para dezembro, em Brasília. A equipe vencedora ganhará computadores e uma viagem para conhecer centros empreendedores na Itália, além de cursos no Sebrae.
 
 
MS Notícias

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS