Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS tem 38 equipes na segunda fase do Desafio do Sebrae

2 Out 2006 - 09h59
Estimular o espírito empreendedor e disseminar a cultura empresarial entre os universitários do País. Este é o objetivo do Desafio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), maior jogo virtual da América Latina, que está entrando em sua segunda fase, a semifinal estadual. Das 185 equipes de Mato Grosso do Sul que iniciaram o jogo no dia 8 de agosto, restaram somente 38.

O desafio da competição é gerenciar uma empresa do setor moveleiro. O jogo é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via internet e as outras duas são presenciais.

Para o acadêmico de Engenharia da Computação da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), João Eduardo Rosa da Fonseca, o jogo está sendo válido pela simulação de um ambiente empresarial. “Temos que tomar decisões para a vida da empresa e, com isso, temos que ponderar e decidir o melhor”, afirmou. João Eduardo é da Equipe Piratas do Armário, que já está na segunda fase.

Outra equipe que passou para esta fase é Tag Truco. Um dos integrantes é Gladyson Sadao Ishioka, que está cursando Administração de Empresas, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para ele, o jogo está agregando um valor imensurável, pois está praticando o que aprenda na teoria. “E a cada fase, o desafio fica mais difícil, mas com as dificuldades aprendo mais, para a minha vida profissional no futuro”, garantiu.

Segundo a interloucutora do Desafio Sebrae em Mato Grosso do Sul, Marli Sanches, é muito gratificante ver a atuação desses estudantes, querendo adquirir mais conhecimento. “O jogo permite que o participante conheça as dificuldades e facilidades de administrar um negócio desde a sua concepção”, disse.

A cada ano, o Desafio elege um setor diferente para tratar. Desta vez, o tema escolhido foi baseado no aglomerado de empresas, conhecido como Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis, um setor que movimenta cerca de US$ 200 bilhões por ano no mundo. No Brasil, o setor vem apresentando crescimento considerável, ficando entre os dez maiores produtores mundiais. O Sebrae atua com empresas instaladas em APL, com o objetivo de promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios, estimulando processos locais de desenvolvimento.

A premiação dos vencedores estaduais do jogo está prevista para outubro. Já a semifinal nacional acontece em novembro, em Belo Horizonte. A final nacional está marcada para dezembro, em Brasília. A equipe vencedora ganhará computadores e uma viagem para conhecer centros empreendedores na Itália, além de cursos no Sebrae.
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto