Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS tem 319 mil eleitores que nunca foram à escola ou são analfabetos

22 Jul 2010 - 13h11Por Mídia Max

Mato Grosso do Sul tem 319.448 eleitores que se declararam analfabetos ou que apenas lêem e escrevem sem mencionar escolaridade por provavelmente nunca terem freqüentado salas de aula. O grupo se divide em 240.138 que afirmam ler e escrever e 79.310 que se admitem analfabetos. Juntos, eles representam 18.76% do eleitorado estadual que é de 1,7 milhão de pessoas, segundo dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

A maior concentração de eleitores analfabetos ou que apenas lêem e escrevem sem escolaridade foi constatada em Campo Grande, maior colégio eleitoral do Estado com 541 mil votantes. Na Capital, o número de eleitores analfabetos é de 9,6 mil e que apenas lêem e escrevem é de 42,2 mil.

Nacionalmente, são 27 milhões de eleitores nessa situação no cadastro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desses, 8 milhões são analfabetos e 19 milhões declararam saber ler e escrever sem terem ido à escola. No total, há 135,8 milhões de eleitores no país em 2010.

A maior parcela do eleitorado estadual, 36,28%, no entanto, declarou ter ensino fundamental incompleto. A segunda maior parcela que representa 18,03% ou 306.973 eleitores têm ensino médio incompleto.

Apenas 4,21% do eleitorado de Mato Grosso do Sul fez algum curso superior ou 71.680 pessoas, número inferior ao de analfabetos. Há ainda outros 56.662 ou 3.33% dos eleitores que conseguiram ingressar em uma faculdade, mas não terminaram o curso. Veja na tabela abaixo todas as faixas de escolaridade do eleitorado de MS.

Analfabetismo no País

O número de 27 milhões de eleitores que são analfabetos ou nunca freqüentaram escola significa que a cada cinco pessoas aptas a votar neste ano, uma é analfabeta ou nunca frequentou uma escola.

A pior situação é no Nordeste: enquadram-se em um desses grupos 35% dos eleitores. No Sudeste, são 12%.

Os dados de escolaridade do TSE e TREs são uma estimativa, já que são fornecidos pelos eleitores no momento em que eles vão tirar o título e só atualizados caso ocorra uma revisão do cadastro.

O percentual de eleitores que nunca frequentaram a escola caiu de 23,5% na última eleição presidencial, em 2006, para 20,5% neste ano.

O voto das pessoas com menos instrução e menos informação tende a ter menos ideologia e mais personalismo, diz o cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Por isso, diz, Dilma Rousseff (PT) é quem tem mais condições de angariar votos desse grupo, uma vez que se beneficia da associação com a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Disponível em: www.tre-ms.gov.br/eleitorado/eleitor.html

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente