Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS será sede de discussões nacionais de políticas de penas alternativa

14 Nov 2009 - 11h45Por Notícias.MS

A Capital sul-mato-grossense sediou pela primeira vez uma reunião ordinária da Comissão Nacional de Apoio às Penas e Medidas Alternativas (Conapa). Com a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Carla Stephanini, a comissão se reuniu com o governador André Puccinelli e com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, além da coordenadora do Programa de Fomento a Penas e Medidas Alternativas do Estado, Drª. Márcia Alencar, representante do Departamento Penitenciários Nacional (Depen) e Ministério da Justiça (MJ).

De acordo com a coordenadora Carla Stephanini, representante do Estado na comissão, um dos frutos do encontro acontecido em Campo Grande é a garantia de que a Capital irá sediar em 2011 a sétima edição do Congresso Nacional de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Conepa). Ainda segundo Carla, outro passo importante viabilizado pela reunião da Conapa é a possibilidade de se criar, através do poder judiciário, a Vara Especializada de Penas Alternativas (Vepa).

“Para nossa satisfação, apresentamos a disposição de receber, no ano de 2011, o Conepa e foi aceito por todos os membros da comissão. Sediarmos um congresso nacional demonstra toda a nossa capacidade de poder garantir a atenção do País, da comunidade jurídica e acadêmica, do sistema de justiça nacional para Mato Grosso do Sul e em especial Campo Grande, onde será realizado o evento”, ressalta Carla.

O presidente do Conapa, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, salienta o grande desafio que é a implantação do modelo de penas e medidas alternativas. “É sensibilizar o Poder Judiciário para a importância das penas alternativas porque o Estado não tem mais como suportar o sistema penitenciário como está. O déficit brasileiro hoje é de 170 mil vagas e o governo brasileiro, para sustentar esta demanda, gastaria mais de R$ 5 bilhões. Temos que sensibilizar o Judiciário e os estados para estruturar as equipes de fiscalização de monitoramento de penas alternativas”, justifica.

O último Conepa aconteceu este ano em Goiânia. Neste encontro a coordenadora Carla Stephanini participou de uma mesa sobre a Lei Maria da Penha. Em 2010 o congresso acontece em Salvador, na Bahia, antecedendo o Congresso Internacional realizado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS