Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

MS sedia seminário inédito sobre Urgência e Emergência no Brasil

11 Nov 2009 - 06h01Por Notícias.MS

Mato Grosso do Sul sedia o Seminário Nacional Urgência e Emergência “O olhar da gestão do trabalho”. O evento acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Desenvolvimento Esportivo Social e Cultural (rua Água Azul, s/nº - anel rodoviário próximo à Uniderp/Anhaguera Agrária), a partir das 9 horas, e é exclusivo para gestores de saúde e coordenadores do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu).

 

        

 

         O objetivo do seminário é discutir e buscar alternativas para enfrentar os principais problemas de gestão do trabalho dos profissionais que atuam no atendimento de urgência e emergência e também no que diz respeito ao processo de trabalho, ao vínculo e à saúde do trabalhador visando propor ações para resolução destas questões, por meio de experiências exitosas na área em discussão que integra a rede de serviços de saúde em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS) e que deve se organizar para prestar atendimento pré-hospitalar (móvel ou fixo) e hospitalar à população atendida.

 

 

O Ministério da Saúde decidiu realizar em Mato Grosso do Sul o seminário – inédito no país – porque a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está projetando uma maneira diferenciada de oferecer o Samu Estadual – agregado ao serviço de resgate do Corpo de Bombeiros.

 

 

O trabalho do Samu, atualmente em todo país, realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

 

 

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

 

 

O Samu 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:

 

* organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;

 

* estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);

 

* reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;

 

* criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e

 

* estruturar o atendimento pós-hospitalar.        

 

 

Dos 350 profissionais entre trabalhadores, gestores e usuários dos serviços próprios e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), vão participar do seminário o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; governador, André Puccinelli; secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi e outros secretários estaduais; coordenadores Estaduais de Urgência e Emergência do Brasil; coordenadores de SAMUs do país (no caso de MS os de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá); secretários Municipais de Saúde dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul; além de todos os técnicos da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), do Ministério da Saúde.

 

 

Confira a programação do evento:

 

 

17/11 – terça-feira

 

9h – Credenciamento

 

 

9h30 – Abertura

 

 

11h – Conferência

 

 

12h30 – Almoço

 

 

14h – Mesa 1: O funcionamento das emergências e a organização da rede de saúde

 

  • Fluxo de pacientes da Atenção Básica na urgência e emergência;

     

  • Acolhimento – classificação de risco;

     

  • Linguagem comum na rede de atenção à saúde;

     

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14