Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS se prepara para receber unidade da Embrapa Florestas

22 Jun 2010 - 14h50Por Agora MS
O Programa Estadual de Pesquisa Agroflorestais passará a contar com um importante suporte científico: Mato Grosso do Sul deve receber nos próximos meses uma unidade da Embrapa Florestas. A assinatura do protocolo de intenções entre os governos estadual e federal acontece nesta quinta-feira (24), às 9hs, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – sala Pedro de Medeiros, na Capital. Autoridades setoriais, público e privado, participam do ato.

Integrado ao contexto do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul (PEF/MS) – que contempla em suas estratégias o desenvolvimento tecnológico em integração com os diversos agentes públicos e privados que atuam neste segmento produtivo – o governo estadual promoveu no mês de fevereiro passado o workshop “Desenvolvimento Tecnológico Agroflorestal em Mato Grosso do Sul”. Instituições que executam projetos de pesquisa/inovação tecnológica no setor participaram do evento – inclusive, pesquisadores da Embrapa Florestas – ocasião em que foi criado o Programa Estadual de Pesquisa Agroflorestais.

Conduzido pela Câmara Setorial de Florestas – órgão consultivo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) – o Programa reúne o setor empresarial, fundações e pesquisadores. Entre as diretrizes propostas, estão: a busca por novos materiais genéticos (espécies e clones) nativas para recuperação reserva legal e APP eucalipto outras exóticas adaptados a região, para múltiplos usos (pequenas e médias propriedades); desenvolvimento dos trabalhos voltados a Integração Lavoura-Pecuária-Florestas; aprimoramento dos materiais genéticos de espécies nativas adaptadas a região, para múltiplos usos; criação de arranjos produtivos locais para produção de espécies nativas em regiões representativas do Estado; modelos de uso de florestas para a recuperação de Reservas Permanente e áreas de Preservação Permanentes (APP), com uso de espécies econômicas facilitadoras; capacitação para a Transferência de Tecnologias; aprimoramento dos sistemas de Informação do Setor Florestal no Estado e mercado.

Além da Embrapa Florestas participam deste trabalho as Embrapas Gado de Corte e Agropecuária Oeste, UFGD, UEMS, UNESP-Ilha Solteira, ESALQ/IPE, SIF, ASEF, IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), Fundação MS, Fundação Chapadão, Ramires Reflorestamento Ltda., Fibria, Polifer Agrícola, SFA/MS, SEPROTUR/AGRAER e SEMAC/IMASUL.

SERVIÇO

Antevendo o ato do dia 24 o grupo se reúne nesta quarta-feira (23), das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – sala Pedro de Medeiros, para discussão final da proposta do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Florestal para Mato Grosso do Sul. Maiores informações pelo telefone (67) 3318-5035.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS