Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 7 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS produzirá 3,4 bilhões de litros de álcool em 2012

12 Mar 2007 - 09h32

A expansão nacional do setor sucroalcooleiro, potencializada pela demanda mundial pelo álcool etanol, tem projetado forte crescimento do segmento em Mato Grosso do Sul, como confirmam as estimativas anunciadas, na última semana, pela Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, de Produção e Turismo).

Até 2012, ou seja, em cinco anos, 28 novas usinas devem se instalar em território sul-mato-grossense, elevando para 40 o número de indústrias sucroalcooleiras presentes no Estado. Hoje, 12 usinas, instaladas em 11 municípios, estão em funcionamento em MS.

Os números previstos pela Seprotur sobre crescimento do setor até 2012 ainda estão distantes de se confirmarem na prática, principalmente, por envolver questões de logísticas e infra-estrutura, como a própria construção das usinas que demandará tempo e pode ser retardada pela incapacidade das empresas construtoras em implantar tantas unidades em tão curto espaço de tempo.

No entanto, o setor em todo o País avança com passos largos acompanhando a demanda crescente pelo álcool no mercado interno e externo, e Mato Grosso do Sul, bem com os outros Estados do Brasil central, surge com grande potencial a ser explorado na produção de álcool e açúcar.

Hoje, segundo a Seprotur, as 12 usinas instaladas no Estado produzem 770 milhões de litros de álcool por ano, volume que deve ultrapassar os 3,4 bilhões de litros (+350%) até 2012, caso as 40 unidades previstas em MS sejam confirmadas e operem com capacidade plena de produção. Para isso, a área cultivada com cana em MS deve saltar dos 180 mil hectares, cultivados neste ano, para pouco mais de 1 milhão de hectares nos próximos anos. A moagem de cana deve crescer das atuais 14 milhões de toneladas por ano, para 85 milhões de toneladas/ano.

Além da produção do álcool, as 40 usinas devem elevar em quase 20 vezes a produção de estadual açúcar. Hoje, Mato Grosso do Sul produz 663 mil toneladas de açúcar por ano, com previsão de produzir 13,7 milhões de toneladas até 2012. De acordo com a Seprotur, os investimentos para implantação das usinas devem girar em torno de R$ 9,2 bilhões e gerar, aproximadamente, 80 mil empregos em 25 municípios que receberão as 40 unidades de produção.

Segundo o CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial), 17 propostas para instalação de usinas no Estado já estão assinadas e outras 21 propostas estão sendo desenvolvidas pelos grupos interessados em implantar usinas em MS.

 

 

Correio do Estado

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Dezembro encerra 2024 com duas chuvas de estrelas cadentes, mas o calendário do mês reúne outros eventos. Foto: NASA/ Luo Hongyang CHUVA DE ESTRELAS
Prepare-se; dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes
Ajude
Jovem testa a bondade de morador de rua e mobiliza busca por sua família em Fátima do Sul
Acidente Fatal
Três servidores da Receita Federal morrem em acidente na BR-060
Saúde
Com o fim da campanha Novembro Azul é importante reforçar a prevenção ao câncer de próstata
STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Mais Lidas

Ação Solidária
Suellen Benites: Uma luta pela visão e pela vida em Fátima do Sul
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se entristece com a morte de Cida Martinez
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre no Jardim Carioca / Repórter TopSaúde
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre
Foto: Wagner Guimarães - Certo e errado: Alice de Camargo Dionisio, é de Fátima do Sul e defende os animais em seu desenhoFÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Aluna de Fátima do Sul é 1º lugar no Estado em concurso realizado pela Assembleia Legislativa
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWSJATEÍ DE PRIMEIRO MUNDO
Jateí inaugura usina fotovoltaica para produção de energia solar própria nas repartições públicas