Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 30 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

MS produzirá 3,4 bilhões de litros de álcool em 2012

12 Mar 2007 - 09h32

A expansão nacional do setor sucroalcooleiro, potencializada pela demanda mundial pelo álcool etanol, tem projetado forte crescimento do segmento em Mato Grosso do Sul, como confirmam as estimativas anunciadas, na última semana, pela Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, de Produção e Turismo).

Até 2012, ou seja, em cinco anos, 28 novas usinas devem se instalar em território sul-mato-grossense, elevando para 40 o número de indústrias sucroalcooleiras presentes no Estado. Hoje, 12 usinas, instaladas em 11 municípios, estão em funcionamento em MS.

Os números previstos pela Seprotur sobre crescimento do setor até 2012 ainda estão distantes de se confirmarem na prática, principalmente, por envolver questões de logísticas e infra-estrutura, como a própria construção das usinas que demandará tempo e pode ser retardada pela incapacidade das empresas construtoras em implantar tantas unidades em tão curto espaço de tempo.

No entanto, o setor em todo o País avança com passos largos acompanhando a demanda crescente pelo álcool no mercado interno e externo, e Mato Grosso do Sul, bem com os outros Estados do Brasil central, surge com grande potencial a ser explorado na produção de álcool e açúcar.

Hoje, segundo a Seprotur, as 12 usinas instaladas no Estado produzem 770 milhões de litros de álcool por ano, volume que deve ultrapassar os 3,4 bilhões de litros (+350%) até 2012, caso as 40 unidades previstas em MS sejam confirmadas e operem com capacidade plena de produção. Para isso, a área cultivada com cana em MS deve saltar dos 180 mil hectares, cultivados neste ano, para pouco mais de 1 milhão de hectares nos próximos anos. A moagem de cana deve crescer das atuais 14 milhões de toneladas por ano, para 85 milhões de toneladas/ano.

Além da produção do álcool, as 40 usinas devem elevar em quase 20 vezes a produção de estadual açúcar. Hoje, Mato Grosso do Sul produz 663 mil toneladas de açúcar por ano, com previsão de produzir 13,7 milhões de toneladas até 2012. De acordo com a Seprotur, os investimentos para implantação das usinas devem girar em torno de R$ 9,2 bilhões e gerar, aproximadamente, 80 mil empregos em 25 municípios que receberão as 40 unidades de produção.

Segundo o CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial), 17 propostas para instalação de usinas no Estado já estão assinadas e outras 21 propostas estão sendo desenvolvidas pelos grupos interessados em implantar usinas em MS.

 

 

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

TENTATIVA DE ESTUPRO
Vídeo mostra empresário assediando jovem na entrevista de emprego
PANE EM AVIÃO
'Sobrevivemos só com a água chuva', diz cantor de MT que ficou 24 dias na mata
PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU
Pandemia avança e MS registra 555 novos casos de Coronavírus em apenas 24h
INCÓGNITA
Governo ainda não definiu como será o 13º de quem teve corte salarial
ANTICORPOS
Bebê nasce com anticorpos contra covid-19
Vítima contou violência sexual para a tia ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Idoso é denunciado por estuprar filha de amigos e a enteada
FENÔMENO DA NATUREZA
Evento raro: Lua Azul poderá ser vista no Dia das Bruxas
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa deposita auxílio emergencial nesta 5ª feira para nascidos em novembro
FOI MAL
Bolsonaro recua e revoga decreto que facilita privatização dos postos do SUS
90% RECUPERADOS
Brasil tem 158,4 mil mortes por covid-19 desde início da pandemia