Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS precisa ampliar área de florestas em pelo menos 75% para atender indústrias

28 Mai 2011 - 06h57Por Correio do Estado

Para dar conta da demanda de novas indústrias dos setores sucroalcooleiro, siderurgia e papel e celulose, a área cultivada com florestas em Mato Grosso do Sul deveria crescer 75%nos próximos anos e atingir 700 mil hectares. A estimativa é da própria Secretaria de Produção diante do crescimento no uso da madeira cultivada para atender as empresas e ainda o projeto de ampliação e instalação de fábricas do setor de celulose, previstos para os próximos anos.

Segundo o último levantamento feito pelo Governo, Mato Grosso do Sul aparece com 378.195 hectares de eucalipto e 13.857 hectares de pinus, totalizando 392.052 hectares de florestas plantadas. Desde 2006, quando o anuário começou a ser elaborado, o crescimento da área plantada no Estado foi de 300%.
 

A concretização do Projeto Horizonte, que contemplou a instalação da fábrica de celulose VCP, hoje Fibria, e da fábrica de papel International Paper em Três Lagoas, abriu o caminho para novos investimentos. Hoje, Mato Grosso do Sul espera a inauguração da segunda fábrica de celulose, também em Três Lagoas, prevista para setembro de 2012. A Eldorado Brasil impulsiona um projeto de 210 mil hectares conduzido por sua co-irmã Florestal Brasil.

Outro projeto que avança em Nova Andradina é da Brasil Woods. A empresa que tem projeto de grandes proporções na região está promovendo reflorestamento para ciclo curto, destinado à celulose, carvão MDF e ainda  plantio de espécies de ciclo de 7 anos e floresta de ciclo longo, de 16 anos, para madeira multiuso para serrarias e laminação. As informações são do engenheiro florestal Valentin Colombo, que acrescentou que a área de plantio atual é de 5 mil hectares, mas o projeto prevê uma ampliação para área dez vezes maior. As mudas vêm da empresa Tecnoplanta do Rio Grande do Sul.

A própria fornecedora de mudas também tem interesse em se instalar em MS. Trata-se de uma das maiores empresas no ramo de produção de mudas clonais de eucaliptos, com uma capacidade de até 80.000.000/ano, e está instalada nas proximidades da Capital Porto Alegre/RS. Os empresários gaúchos querem buscar uma área próxima à Brasilwood, com quem já mantém relações comerciais, para implantar um viveiro que pode gerar de 850 a 900 empregos no município.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis