Mato Grosso do Sul deve lucrar R$ 26,6 por ano com o plantio de cana-de-açúcar caso o Estado consiga alcançar a meta de produzir 9,5 milhões de toneladas do produto por safra até 2009 e o governo aplique integralmente a Lei nº 1.963, que criou o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul).
O dinheiro que virá da cana ainda não será cobrado em 2007, como garantiu nesta quarta-feira, dia 3, o governador André Puccinelli (PMDB). Porém, é meta do governo arrecadar lucrar mais com o setor, que só nesta quinta recebeu garantia de incentivo para instalação de mais quatro indústrias.
Pelas regras do Fundersul, os produtores de cana devem recolher 19% de uma Uferm (Unidade Fiscal de Referência) aos cofres do Estado para cada tonelada do produto. Hoje, o valor seria de R$ 2,28 por tonelada.
O governador enfatizou que pretende aplicar a totalidade do Fundersul, mas deve discutir o assunto com a Assembléia, onde já houve reações. Esta semana, o deputado ruralista Zé Teixeira (DEM) disse que a taxa desestimularia o setor. Já Ary Rigo (PDT), que é contra o avanço da cultura da cana, defende a taxação integral nos termos da lei.
Além dos parlamentares, o governo já enfrenta reações do próprio setor sucroalcooleiro, já que nenhum estado pratica a taxa, segundo o empresário Matheus Castelli, que vai instalar uma usina em Três Lagoas. Castelli exlplica que é preciso uma garantia do governador de que não vai haver sobretaxa, já que o álcool também é tributado.
A Gazeta News
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Motociclista morre em batida frontal com caminhonete

Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Veja onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Confira as datas, fatos e feriados de abril de 2025

Chuvas bloqueiam trecho de serra e deixam pessoas ilhadas em Ubatuba
Mais Lidas

Deodápolis se despede de Francisco e Vagner, informa a Pax Oliveira

Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas

Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe
