Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS pioneiro no combate à violência contra a mulher

8 Ago 2006 - 14h33
Mato Grosso do Sul, mais uma vez, sai na frente no combate à violência contra a mulher. Em solenidade realizada hoje de manhã, o governador Zeca do PT e a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, assinaram o Termo de Compromisso para implementação da nova legislação de enfrentamento à violência contra a mulher, sancionada, ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Lei da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher altera e possibilita que agressores sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. As penas pecuniárias que são pagas com multas ou cestas básicas estão extintas e medidas de proteção e assistência estão previstas pela nova legislação.

Para a ministra a nova lei é um avanço no combate à violência contra a mulher. “A nova lei traz inúmeras modificações e é mais severa com o agressor. Com mais esse passo, tenho a expectativa de que possamos eliminar a violência contra a mulher.”

A nova legislação já esta em vigor, mas sua aplicação dever através da criação de uma rede de atendimento à mulher, com centros de referência que auxiliem as mulheres e varas, além de juizados especiais para julgar os casos específicos.

“A implementação dessa nova legislação deve ser ancorada por uma rede de atendimento. Não basta uma lei, temos que implementá-la através da justiça com varas e juizados especiais e através dos governos estaduais e municipais com casas de apoio e centros de atendimento”, declarou a ministra.

Pioneirismo

Com o termo assinado, nesta manhã, pelo governador, pela ministra e por representantes do Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça e Defensoria Pública, o poder público compromete-se a implementar a nova legislação com a criação de varas especializadas no atendimento à mulher. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado que assina o termo e torna-se, mais uma vez, pioneiro em medidas que combatem a violência contra a mulher.

Pioneirismo lembrado pela ministra que parabenizou o Estado por todos os esforços que realiza nesse sentido. “Mato Grosso do Sul é mais uma vez pioneiro. Aqui foi criada a primeira Coordenadoria de Políticas Públicas para a mulher e a primeira Defensoria Pública da mulher. Ações que já renderam prêmio para o Estado. E, acredito eu, será o primeiro na implantação da Vara Especializada no atendimento à mulher.”

Além de contar com a presença da ministra e do governador, a solenidade teve a participação do desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça, João Maria Lós, do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul, Geraldo Escobar Pinheiro, procuradora-geral de Justiça, Irma Vieira de Santana e Anzoategui, defensora-geral, Darcy Terra Fernandes, de secretários estaduais e da presidenta do Cogeps (Conselho de Gestão Estadual das Políticas Sociais), Gilda Maria Gomes dos Santos.
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS