Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS não tem onde guardar safra de milho

22 Jul 2006 - 10h09
Depois de três safras frustradas, Mato Grosso do Sul pode voltar a ter um problema que se tornou crônico na última década: a falta de espaço para armazenagem. Segundo o presidente da Associação do Agronegócio da Grande Dourados (AAGD), Maurício Peralta, o Estado tem apenas 30% da capacidade de armazenagem disponíveis, sendo que boa parte dos silos ainda guardam a soja da safra passada. As cooperativas estimam que Mato Grosso do Sul tem uma capacidade de armazenamento de 3,5 milhões de toneladas de grãos.
"Isso significa que o Estado tem capacidade para armazenar cerca de um milhão de toneladas de milho, no entanto, é esperado no mínimo um milhão e meio de toneladas do produto. Apesar de todos os problemas enfrentados pelos agricultores teremos uma produção considerável", disse.
O produtor, Darci Decian, plantou 900 hectares com milho safrinha e espera colher uma média de 70 sacas por hectares. "A falta de espaço para guardar o produto vai fazer com que a fila nos armazéns cresça muito. Isso significa demora e desgaste", avaliou.
Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de milho safrinha deve aumentar em média 40% este ano, já que na safra passada houve prejuízos mais graves por causa da forte estiagem. A situação só não se agravou ainda nos armazéns porque estima-se que apenas 30% da safra deste ano foram colhidos. "Acreditamos que o pico da colheita deva ocorrer no final do mês, quando teremos colhido cerca de 50% da safrinha", disse o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Ângelo Ximenes.
O presidente da AAGD acredita que o protesto de produtores rurais no mês de maio contribuiu para o atraso no escoamento da soja para os portos, já que a maioria dos armazéns ficou bloqueado. "No momento, a logística de transporte está meio confusa aqui no Estado por causa dos manifestos. Os portos estão priorizando a saída da soja, mas o produto não chega aos navios da forma que deveria", disse.
Uma das alternativas apontadas pelos especialistas é retardar a colheita. Entretanto, a medida é considerada inviável porque o produtor rural não está em condições financeiras de esperar, sem contar que atraso para tirar o milho do campo poderia provocar uma quebra na produtividade final.
 
 
Dourados Agora

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto