Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 3 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

MS libera entrada de bovinos em Japorã, Eldorado e Mundo Novo

24 Ago 2007 - 10h52

Após quase dois anos, o governo de Mato Grosso do Sul, através da portaria do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) nº 1.314, de 23 de agosto de 2007, publicada na edição desta sexta-feira do DOE (Diário Oficial do Estado), autoriza a entrada de bovinos e bubalinos nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, que foram interditados com a constatação de focos de febre aftosa em outubro de 2005.

De acordo com o diretor-presidente do Iagro, Roberto Rachid Bacha, o ingresso de animais, somente poderá ocorrer quando tiver como destino propriedades que tiveram seus rebanhos encaminhados para sacrifício ou abate sanitário e estiverem despovoadas.

Segundo a portaria, para que o trânsito dos animais possa ser autorizado, o proprietário dos animais deverá solicitar uma autorização prévia ao Iagro, citando o nome do proprietário, propriedade de origem, número de animais, classificação por sexo e faixa etária, além do nome do produtor e da propriedade de destino e nome do Município de destino dos animais. A solicitação deve ser autorizada pela GIDSA (Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Animal).

Caso a autorização seja deferida, os animais deverão estar vacinados contra febre aftosa, em consonância com as etapas e os períodos de carência da vacina, conforme legislação vigente. No momento da emissão da GTA (Guia de Transito Animal), o proprietário deverá ser notificado para realização de embarque acompanhado, informando a rota de trânsito dos animais, bem como o local, a data e a hora do embarque.

Os animais deverão passar por inspeção clínica e a carga deverá ser lacrada por servidor do Iagro no momento do Embarque. Já os animais encontrados transitando em desacordo com as normas estabelecidas ficam sujeitos as penalidades impostas pela Lei Estadual nº 1.953, de 9 de abril de 1999 e pelo Decreto Estadual nº10.028, de 14 de agosto de 2000 e suas alterações, para trânsito irregular, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

JULGAMENTO
TSE julga se cassa Bolsonaro e vice a partir de terça
AUXILIO DOENÇA
Como pedir concessão e prorrogação do auxílio-doença durante pandemia
1º CASO NO BRASIL
Paciente recuperada de coronavírus no Piauí volta a ter teste positivo
VITIMAS DA COVID 19
Mãe, avó e irmão de jovem morrem por covid-19: 'essa doença é horrível'
COVID-19
Brasil registra mais de 31 mil mortes por covid-19
COISA MEDONHA
Mulher é desenterrada e estuprada um dia após ser sepultada
DOURADOS - NOVO EPICENTRO COVID-19
Dourados é novo epicentro do coronavírus em MS com mais de 300 casos confirmados
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Caixa LIBERA 2ª parcela do auxílio de R$ 600 em contas dos beneficiários, veja os meses
ABSURDO
Médica relata ter sofrido agressões por parte de frequentadores de 'festas de corona'
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Menino de 9 anos, acidentalmente mata irmã de 7 anos com espingarda