Menu
SADER_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

MS já tem os primeiros empreendedores individuais

12 Fev 2010 - 14h53Por Ms.Notícias
Em Mato Grosso do Sul, a primeira empreendedora individual comemora o cadastro realizado nesta segunda, 8 de fevereiro, quando o Portal do Empreendedor entrou em funcionamento. Francisca Brasil Fonseca Correa é cabeleireira e viu que sua atividade se enquadra na nova figura jurídica.

“Trabalho como cabeleireira na informalidade há oito anos. Mantinha um salão em minha casa mesmo, mas por questões justamente de regulamentação, passei para um local específico e resolvi me formalizar como empreendedora individual”, conta.

Como a primeira a conseguir efetivar o cadastro aqui no Estado, ela afirma que a espera valeu a pena. “Eu já vim direto ao Sebrae porque sabia que aqui haveria quem pudesse me ajudar, talvez em casa sozinha não conseguisse. É um Brasil inteiro tentando se cadastrar”, diz.

“Quando partimos de um princípio as portas se abrem. Vou trabalhar de cabeça erguida, porque estou legalizada”, comemora a manicure Gisele Aparecida Mendes, a segunda a ter seu cadastro realizado. Com CNPJ em mãos, as empresárias ficam mais tranqüilas porque sabem que gozarão dos benefícios previdenciários. “Nesta área há muitos riscos de desgaste à atividade motora e é importante poder contar com um recurso no futuro”, diz Francisca

Também o jardineiro Geraldo Malavazi veio na manhã desta segunda-feira para se cadastrar como Empreendedor Individual. “Para mim vai ser muito bom, assim posso trabalhar para empresas e qualquer outro cliente que necessite de nota fiscal. Coisa que antes eu não tinha como emitir”, pondera.

A técnica do Sebrae, Andrea Fialho, faz um alerta a quem deseja se tornar um empreendedor individual. “Sem o CPF regularizado não é possível se inscrever como EI. Hoje já tivemos muita procura, tanto por informações como pelo cadastro em si, mas alguns casos não puderam se cadastrar por conta da irregularidade”, diz. Segundo ela, não se trata de restrições em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, mas é com relação à declaração de imposto de renda de pessoa física.

Entenda a nova lei

A partir desta segunda-feira, 8 de fevereiro, o Portal do Empreendedor está liberado para todo o País. Mato Grosso do Sul está entre os 19 estados que conseguiram a liberação apenas agora por conta de ajustes no sistema.

Para a gerente de Atendimento Individual, Leandra Oliveira, o momento é de conquistas para os empreendedores, mas também de paciência. “Aos poucos estamos conseguindo cadastrar os interessados. O sistema está congestionado, pois são milhares de pessoas conectadas em todo o País. Para não perder tempo, o empreendedor pode ir até a Prefeitura e verificar se poderá se instalar no lugar escolhido ou se precisará de licenças especiais”, explica.

Para se cadastrar como Empreendedor Individual, o empresário pode ter no máximo um funcionário e um faturamento anual de até 36 mil reais. Serão beneficiadas mais de 200 atividades, como os jardineiros, cabeleireiros, ambulantes, manicures, mágicos, entre outros. Estes empreendedores poderão ter CNPJ, direito à aposentadoria e auxilio maternidade, entre outros benefícios previdenciários. Mais informações no www.ms.sebrae.com.br. O cadastro para Empreendedor Individual é realizado através do site www.portaldoempreendedor.com.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta