Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS já tem os primeiros empreendedores individuais

12 Fev 2010 - 14h53Por Ms.Notícias
Em Mato Grosso do Sul, a primeira empreendedora individual comemora o cadastro realizado nesta segunda, 8 de fevereiro, quando o Portal do Empreendedor entrou em funcionamento. Francisca Brasil Fonseca Correa é cabeleireira e viu que sua atividade se enquadra na nova figura jurídica.

“Trabalho como cabeleireira na informalidade há oito anos. Mantinha um salão em minha casa mesmo, mas por questões justamente de regulamentação, passei para um local específico e resolvi me formalizar como empreendedora individual”, conta.

Como a primeira a conseguir efetivar o cadastro aqui no Estado, ela afirma que a espera valeu a pena. “Eu já vim direto ao Sebrae porque sabia que aqui haveria quem pudesse me ajudar, talvez em casa sozinha não conseguisse. É um Brasil inteiro tentando se cadastrar”, diz.

“Quando partimos de um princípio as portas se abrem. Vou trabalhar de cabeça erguida, porque estou legalizada”, comemora a manicure Gisele Aparecida Mendes, a segunda a ter seu cadastro realizado. Com CNPJ em mãos, as empresárias ficam mais tranqüilas porque sabem que gozarão dos benefícios previdenciários. “Nesta área há muitos riscos de desgaste à atividade motora e é importante poder contar com um recurso no futuro”, diz Francisca

Também o jardineiro Geraldo Malavazi veio na manhã desta segunda-feira para se cadastrar como Empreendedor Individual. “Para mim vai ser muito bom, assim posso trabalhar para empresas e qualquer outro cliente que necessite de nota fiscal. Coisa que antes eu não tinha como emitir”, pondera.

A técnica do Sebrae, Andrea Fialho, faz um alerta a quem deseja se tornar um empreendedor individual. “Sem o CPF regularizado não é possível se inscrever como EI. Hoje já tivemos muita procura, tanto por informações como pelo cadastro em si, mas alguns casos não puderam se cadastrar por conta da irregularidade”, diz. Segundo ela, não se trata de restrições em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, mas é com relação à declaração de imposto de renda de pessoa física.

Entenda a nova lei

A partir desta segunda-feira, 8 de fevereiro, o Portal do Empreendedor está liberado para todo o País. Mato Grosso do Sul está entre os 19 estados que conseguiram a liberação apenas agora por conta de ajustes no sistema.

Para a gerente de Atendimento Individual, Leandra Oliveira, o momento é de conquistas para os empreendedores, mas também de paciência. “Aos poucos estamos conseguindo cadastrar os interessados. O sistema está congestionado, pois são milhares de pessoas conectadas em todo o País. Para não perder tempo, o empreendedor pode ir até a Prefeitura e verificar se poderá se instalar no lugar escolhido ou se precisará de licenças especiais”, explica.

Para se cadastrar como Empreendedor Individual, o empresário pode ter no máximo um funcionário e um faturamento anual de até 36 mil reais. Serão beneficiadas mais de 200 atividades, como os jardineiros, cabeleireiros, ambulantes, manicures, mágicos, entre outros. Estes empreendedores poderão ter CNPJ, direito à aposentadoria e auxilio maternidade, entre outros benefícios previdenciários. Mais informações no www.ms.sebrae.com.br. O cadastro para Empreendedor Individual é realizado através do site www.portaldoempreendedor.com.br.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS